Pereira propõe concessão de Título de Cidadão Barbarense ao voluntário Luis Oshiro


O vereador Antonio Pereira (PT) protocolou, hoje (27), Projeto de Decreto-Legislativo, que dispõe sobre a concessão de título honorífico de “Cidadão Barbarense” a Luis Zenssio Oshiro, escolhido pelo parlamentar em função dos relevantes trabalhos realizados na área social no município. Junto ao projeto que concede a honraria, Pereira apresenta uma breve biografia do homenageado.

Filho dos imigrantes Kosei Oshiro e Masei Oshiro, Luis Zenssio Oshiro nasceu em 17 de julho de 1955 no município de Guaraci (SP), onde passou toda sua infância e grande parte da juventude. Em 1989, veio para Santa Bárbara d’Oeste, onde constituiu família ao lado da esposa Adelina Galdino dos Santos Oshiro. Deste casamento, frutificaram os filhos Fernando e Ana Paula e, posteriormente, os netos Kevyn e Lucas.

Luis Oshiro é grandemente conhecido por sua atuação social e pelo voluntariado que pratica, especialmente junto à Igreja Católica. Nestes 26 anos de residência em Santa Bárbara d’Oeste, acumula participações voluntárias em entidades sociais e junto à sua paróquia de atuação: Imaculada Conceição, no bairro Cidade Nova.

Oshiro foi membro das Cebs (Comunidades Eclesiais de Base); foi Catequista da Catequese Infantil durante 12 anos, participou da criação e implantação da Entidade do Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição, participou da criação e foi membro da Sabacin (Sociedade de Amigos do Bairro Cidade Nova); participou da luta e na reivindicação para construção do Hospital Afonso Ramos, juntamente com o padre Antônio Corrêa; atuou fortemente na implantação da Missão Permanente na paróquia juntamente com os padres José Alves de Faria (Pedroso) e Santo Alves Macedo; foi coordenador da Comunidade Imaculada Conceição e membro do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética do Serviço Social Em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição.

Paralelamente ao trabalho social, trabalhou durante 36 anos nas empresas Fibra S/A e Vicunha Têxtil, atuando em diversos setores: Escritório Técnico, Custo Industrial, Ativo Fixo, Almoxarifado e Setor Fiscal. Atualmente, Oshiro é aposentado e administra com a esposa um MEI (Micro Empreendimento Individual) no ramo de Costura, em que possui vasto conhecimento e experiência. A aposentadoria, no entanto, não se estendeu à atuação social. Luis Oshiro segue ativamente como participante das Pequenas Comunidades da Missão Permanente da paróquia; é suplente do Conselho Fiscal do Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição; membro do COMIDI (Comissão Missionária Diocesana de Piracicaba), da Pastoral da Comunicação e da Equipe de Música da paróquia, onde também é coordenador de Setor da Missão Permanente.

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas