24Horas Saúde 

Pele bem cuidada

pele_linda1

 

Foto: Divulgação

Médico alerta para os riscos da exposição solar excessiva

O verão está chegando e em busca do bronzeado perfeito, muitos se arriscam com exposição excessiva ao sol, o que pode causar danos à pele que vão de queimaduras ao câncer, além do envelhecimento precoce e rugas. “O maior erro é querer se bronzear tudo em apenas um dia”, alerta o Dr. Anderson Zei, profissional especializado em medicina estética.

Outro deslize frequentemente constatado pelo especialista são os pacientes que recorrem às câmeras de bronzeamento artificial. “O procedimento é completamente proibido, já que é comprovado o efeito cancerígeno dos equipamentos”, revela.

O médico também alerta que os cuidados com a proteção solar não é uma exclusividade de pessoas com a pele clara. “Pessoas com a pele morena, também estão sujeitas aos riscos da exposição solar. Já quem tem a pele negra, já conta com um protetor natural que é a melanina, no entanto, não estão completamente protegidos e devem usar pelo menos o FPS 30”, avisa.

Outra dica valiosa dada por Zei, é que o protetor usado no rosto deve ser o específico para a área, assim como o fator de proteção, que também deve ser reaplicado a cada três horas.

As crianças exigem atenção redobrada nessa época de altas temperaturas e sol forte. Segundo O médico, desde a infância a pele deve ter atenção especial. “O melhor cuidado que se deve ter é a prevenção, há países em que até os professores são instruídos a passar protetor nas crianças”, finaliza.

 

Fonte: AMB

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta