24horas Política 

Parlamento da RMC debate o Sistema Cross em reunião na Câmara Barbarense

O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas se reuniu, nesta amanhã (10), na sede do Legislativo barbarense para a segunda reunião do ano. A pauta do encontro, presidido pelo vereador Hélio Ribeiro, de Indaituba, foi a “Situação atual e ações de melhorias no Sistema Cross – Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde na RMC”. Quem discorreu sobre o tema foi a dra. Mirella Povinelli, diretoria técnica do Departamento Regional de Saúde de Campinas. O presidente Felipe Sanches (PSC) é o atual 2º vice-presidente do Parlamento.

 

Além de Ribeiro, Sanches e Mirella, a Mesa de Honra da reunião foi composta pelo 1º vice-presidente do Parlamento Metropolitano, o presidente da Câmara de Monte Mor, Walton Assis Pereira, o Waltinho Assis; o 1º secretário, Janderson Ribeiro, presidente da Câmara de Holambra; o 3º secretário, Ailton Antônio Fumachi, o presidente da Câmara de Itatiba; o 1º tesoureiro, Afonso Lopes da Silva, da Câmara de Jaguariúna; e a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha. O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), e o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maeillo, também compareceram à reunião, mas tiveram que se ausentar antes de seu término em razão de compromissos assumidos anteriormente.

 

Após o debate, os parlamentares assinaram moção em que manifestam apelo ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germman Ferreira, pela imediata deliberação visando à implantação de uma central regional do Sistema Cross para atendimento das demandas de saúde no âmbito da RMC, o que possibilitará maior eficiência na gestão ante o conhecimento da realidade do atendimento de saúde dos 20 municípios que compõe a RMC.

No total, a reunião desta sexta-feira contou com a participação de representantes de 14 municípios. Da Casa de Leis barbarense, estiveram presentes o vice-presidente, vereador Cláudio Peressim (Patriota); o 1º secretário, vereador Alex Braga, o Alex Backer (PV); e os vereador Germina Dottori (PV); Edmilson Ignácio Rocha, o Dr. Edmilson (PPS); Celso Ávila (PV); Valdenor de Jesus Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM); Isac Sorrillo (DEM); Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT); Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR); e Paulo Monaro (SD).

 

Comissões – Na reunião desta sexta-feira, também foram escolhidos os nove membros da Comissão de Saúde do Parlamento para o biênio 2019-2020. A associação possui, ainda, as seguintes comissões: Comissão de Proteção Animal e Meio Ambiente, Comissão dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana, Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social, Comissão de Direitos da Mulher e Comissão de Segurança.

 

O Parlamento Metropolitano foi criado em 6 de abril de 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

 

Comentários

Notícias relacionadas