Palmeiras da Praça Central são transplantadas para Passagem do Santa Inês


A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste transplantou nesta terça-feira (10) palmeiras rabo-de-peixe para a Passagem do bairro Santa Inês, provenientes da Praça Coronel Luiz Alves (Praça Central). As palmeiras têm em média quatro toneladas cada e altura entre sete e nove metros. Os trechos das ruas General Osório, entre as ruas Duque de Caxias e XV de Novembro, e Santa Bárbara, entre Floriano Peixoto e General Câmara, continuam interditados para a retirada das pedras portuguesas com máquinas.

 

“Estamos retirando as palmeiras para viabilizar mais espaço para o pedestre, que é o objetivo da obra. Como as espécies estão saudáveis, transplantamos para complementar o paisagismo da passagem que fica entre os bairros Jardim Paulista e Jardim Santa Inês, por conta da tecnologia e conhecimento, embelezando e cumprindo a função em outro espaço”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

 

O procedimento é feito por técnicos da Secretaria. Após avaliar a saúde da árvore, é feito a sangria em volta da palmeira, mantendo um torrão para acomodar suas raízes de forma eficaz. Em seguida, as equipes realizaram a extração e transporte da espécie com auxílio de máquinas. O novo local recebe escavação e nivelamento, deixando a árvore mais reta possível. Posterior a isso, as espécies receberam cordas para sua estabilização.

 

Praça Central

 

Prosseguem as obras de alargamento das calçadas das ruas Santa Bárbara e Dona Margarida, no trecho entre as ruas General Osório e Floriano Peixoto, onde também o trânsito para veículos continua interditado pela Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil).

 

Foto: Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

 

 

 

Comentários

Notícias relacionadas