Santa Bárbara d´Oeste 

Pacientes do CAPS participam de atividade no Parque dos Ipês


O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II “Mário José de Carvalho”, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, promoveu nesta quinta-feira (16) atividades no Parque dos Ipês e entorno. A ação contínua contou com a participação de técnicos e usuários do serviço com o objetivo de trabalhar a reinserção social por meio da interação com a comunidade e convívio em espaços públicos.

 

No encontro os participantes realizaram algumas atividades físicas, intercaladas entre caminhada e exercícios supervisionados nos aparelhos do Parque, além de roda de conversa e integração com café da manhã. As ações foram coordenadas pela técnica de enfermagem Rosana Nascimento de Oliveira e estagiária de Psicologia Luana Chavier Leite.

 

Segundo a coordenadora do CAPS, Danieli Marinho de Souza, essa atividade contribui para diminuir alguns estigmas e preconceitos em relação ao transtorno mental grave. “Trata-se de uma atividade contínua e terapêutica em que observamos muitos benefícios para os usuários, pois além de estimular a prática de exercícios físicos, propicia o convívio social tanto com outros usuários quanto com a população em geral em espaços públicos fora do mundo exclusivamente do transtorno mental”, explicou.

 

Ao se habituar à prática desse tipo de atividade, o usuário passa a adotar uma rotina de vida mais saudável, que contribui positivamente para sua saúde física e mental. Segundo Danieli, o estímulo à prática de exercícios físicos é algo necessário, considerando que a maioria dos pacientes da unidade são sedentários. “Além disso, com a prática de atividade física regular, alguns efeitos colaterais das medicações tendem a ser minimizados”, completou Danieli.

 

O CAPS II está localizado na Rua Floriano Peixoto, 5, na Vila Balan (próximo ao Centro Social Urbano). No local são atendidas as demandas de adultos do Serviço de Saúde Mental, não relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454-0138.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...