28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Os passageiros de esquerda e o destino do Poseidon

Compartilhe essa notícia!

Por Cássio Faeddo

The Poseidon Adventure é um filme norte-americano dirigido por Ronald Neame lançado em 1972.  A película foi baseada no livro de Paul Gallico.

O SS Poseidon é uma grande embarcação na linha do Titanic, sendo um transatlântico que no lugar de atingir um iceberg é atingido por uma onda e emborca totalmente. Em outras palavras, o convés vai para o fundo e o casco para cima. Na trama Gene Hackman, no papel de Reverendo Scott, Ernest Borgnine, interpretando Mike Rogo, e Red Buttons, como James Martin, envolvem-se na aventura de chegar acima da linha d´água e salvar um grupo de passageiros.

Pouco haveria o que fazer com o transatlântico, mas havia nele esse grupo de pessoas determinadas e corajosas que desafiavam a tragédia. Não eram todos os passageiros, mas alguns poucos.

Assim como o SS Poseidon, o Partido dos Trabalhadores (PT) é imenso, mas uma grande onda o atingiu fatalmente, e o capitão está longe de compreender que sua nau não mais chegará ao porto sem reparos e sem a ajuda de um grande rebocador.

O PT surgiu nos anos 80, aglutinando sindicalismo, intelectuais e políticos de esquerda, especialmente aqueles que retornavam do exílio.

Nesse período, o PT conseguiu crescer e elegeu dois presidentes da república. Por inúmeras razões de ordem política, quando governou, deixou de promover uma reforma sindical que emancipasse os sindicatos e os aproximasse novamente das bases, uma vez que a burocracia eternizada no poder sindical distanciou as associações dos trabalhadores.

Já nos anos 2000, o trabalho fabril consolidava o processo produtivo na Ásia, em especial para a China, que já vinha em forte processo de crescimento industrial. As fábricas do ABC fechavam, base do PT, mudavam para outros países ou diluíam-se em unidades pelo país. As pequenas metalúrgicas fechavam. A classe operária passou a criar filhos sem perspectivas de empregos sólidos. Sugiram os trabalhadores precários, uberizados, intermitentes e sem vínculo de emprego.

Com isso, o PT perdeu sua principal característica: ser o partido do operariado. Talvez, se quando no comando do país e durante a forte expansão chinesa, pudesse negociar algo do processo produtivo industrial para o Brasil não perdêssemos tanto. Perdeu o partido, perdemos os empregos. No entanto, a atenção foi nula, e o Brasil perdeu a chance de negociar enquanto as commodities tinham bons resultados no mercado global.

Restou ao PT, ferido pela Lava Jato, buscar abrigo nas pautas de grupos sociais e de ideologia. Ocorre que nessa seara o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tem conseguido acolher com sucesso as demandas que envolvem desde os infotrabalhadores precários até a causa LGBTQ+.

Parece que os simpatizantes da esquerda estão confortáveis no PSOL, partido que lembra o PT dos anos 80. É como se PT e PSOL dividissem um mesmo mercado, guardadas as proporções.

Não é causa totalmente perdida, pois o PT ainda é muito forte, resta apenas saber como lidará com os novos desafios da política nacional e reconstruirá sua imagem pós Lava Jato, especialmente se conseguirá novos quadros, e se novamente conseguirá dialogar com a sociedade para almejar novos cargos majoritários.

A missão é desafiadora.

 

Cássio Faeddo – Mestre em Direitos Fundamentais pelo UNIFIEO. Especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho. Graduado em Direito pela Universidade Paulista (1994). Graduado em hotelaria pela Faculdade de Tecnologia Hebraico Brasileira Renascença (1987). Atuação no ensino por 15 anos para Administração Hoteleira e na disciplina de Direito nos cursos de Administração e Hotelaria. Atuou como executivo na área da administração hoteleira por 17 anos. Advogado militante nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Empresarial. Articulista de política e direito em diversos veículos de comunicação. MBA em Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!