18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Orquestra Filarmônica Ninho Musical encerra 2019 com mais três apresentações

Compartilhe essa notícia!

Orquestra formada pelos participantes do Projeto Ninho Musical, edição 2019, encerra turnê de apresentações

 

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical, que iniciou as apresentações de 2019 no dia 09 de novembro no Tivoli Shopping, encerra a turnê do ano com mais três exibições esta semana nos dias 10, 14 e 15 de dezembro. Todas as apresentações são com entrada gratuita e censura livre.

No dia 10 de dezembro, terça-feira, a partir das 20h30, os participantes do projeto Ninho Musical realizarão concerto no palco da Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste, dentro da programação especial de final de ano. É uma ótima oportunidade para prestigiar o comércio local e ver uma bela apresentação. Já no dia 14, sábado, às 18 horas, o hall da Estação Cultural da Fundação Romi será o espaço contemplado. Durante este dia haverá edição da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia, e também comemoração de 12 anos de funcionamento do espaço plural e multicultural. Para finalizar a turnê com chave de ouro, no domingo, dia 15, às 10 horas, os músicos se apresentarão na Igreja Matriz de Santa Bárbara, um dos cartões postais do município.

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical é resultado do projeto Ninho Musical, uma iniciativa da Fundação Romi, que em 2019 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo.  O Projeto Ninho Musical acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. Durante este período já oportunizou a formação musical de orquestra a milhares de pessoas, com idade a partir de 12 anos. Sob a coordenação pedagógica do Maestro Paulo Bellan, os participantes têm acesso desde teoria musical até práticas de instrumentos, com o ápice na formação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, e suas apresentações.

Para o maestro Paulo Bellan a expectativa é realizar contagiantes apresentações, para fechar 2019 de maneira brilhante. “Há um calendário de mostras públicas de nossa Orquestra Filarmônica Ninho Musical com mais três apresentações: na Praça Central (dia 10/12, às 20h30), Estação Cultural da Fundação Romi (14/12, às 18 horas) e Igreja Matriz de Santa Bárbara (dia 15/12, às 10 horas). No último ano fizemos seis apresentações para mais de duas mil pessoas nas cidades da região. Este ano não esperamos menos. Além de ser um marco na formação de nossos alunos – assumir o palco e expor-se publicamente, segurando sua euforia e nervosismo – é uma grande oportunidade para o público que nos recebe, de conhecer, bem de perto, um concerto instrumental, com interpretações de clássicos e populares. A música aproxima as pessoas e o nosso projeto, também, tem essa função ”, conta o Maestro Paulo Bellan.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, o resultado do projeto Ninho Musical, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical, oportuniza à população de Santa Bárbara d’Oeste e região apresentações gratuitas de música de orquestra. “Os espetáculos, em distintos pontos da cidade, públicos e gratuitos, levam ao público barbarense e das cidades do entorno o acesso à música orquestral e à cultura desta”, diz o superintendente.

As últimas apresentações da Orquestra Filarmônica Ninho Musical em 2019 acontecerão na Praça Central (dia 10/12, às 20h30), Estação Cultural da Fundação Romi (14/12, às 18 horas) e Igreja Matriz de Santa Bárbara (dia 15/12, às 10 horas). As oficinas do Projeto Ninho Musical acontecem às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 10h30min. Mais informações acerca da programação da Estação, oficinas e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

 

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!