28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Orquestra de Câmara Uirapuru faz concerto na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste amanhã

Compartilhe essa notícia!

Apresentação reunirá ritmos de todas as regiões brasileiras, sob regência do maestro Luciano Filho; entrada é gratuita

 

A Orquestra de Câmara Uirapuru realiza um concerto gratuito na próxima sexta-feira, 31 de outubro, às 20h, na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste, sob regência do maestro Luciano Filho. A apresentação, que tem a direção musical de Thiago Camargo, busca desenvolver um repertório com trechos sinfônicos das regiões brasileiras.  A apresentação multimídia terá a participação de um cantor e narrador, que irão relembrar canções e um pouco dos costumes regionais do país através de projeções de fotos.

 

A Orquestra de Câmara Uirapuru foi criada a partir da iniciativa dos próprios músicos, com a proposta de aproximar a música sinfônica e erudita da população. “Para criar esse ambiente multicultural, a orquestra conta com instrumentos de ambos os gêneros, como o violino, a viola e o violoncelo, figurando lado a lado com o pandeiro, o triângulo e a zabumba.  A combinação cria uma sonoridade híbrida, com o objetivo de atrair a atenção do público para as grandes formações instrumentais, além de quebrar o paradigma em relação à música de concerto”, explica o diretor geral da orquestra, Wellington Ronqui.

 

O repertório da apresentação passa por todas as regiões do país. O Norte é representado pelo carimbó e pela lambada, o Nordeste com forró, ciranda de roda, música armorial, maracatu, afoxé, axé e frevo. Já no Sudeste, os ritmos são samba, choro, sertanejo, funk carioca, pagode e bossa-nova. Toada e cantiga relembram o Centro-Oeste, e milonga e vaneirão a região Sul.

 

A apresentação faz parte do projeto Brasilidade, que é realizado pela 3S Projetos com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) com o patrocínio da Indústrias Romi S.A.., através da Fundação Romi.

 

“A instituição apoia a cultura com o objetivo de valorizar as artes e permitir a formação de público em Santa Bárbara d’Oeste e, para isso, conta com a Estação Cultural”, ressalta a assistente cultural da Fundação Romi, Rosana Lopes.

 

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições.

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A., instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. Para mais informações, acesse o site: www.fundacaoromi.org.br

 

Serviço:

Orquestra de Câmara Uirapuru

Data: Sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Horário: 20h

Onde: Estação Cultural

Endereço: Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste – SP

Entrada gratuita

Mais informações: (19) 3455.4830

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!