20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Onze projetos aprovados na sessão ordinária da Câmara de Americana

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram onze proposituras entre projetos de lei e de decreto legislativo durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (3) no Plenário Dr. Antônio Lobo. Um projeto foi rejeitado, um foi retirado de tramitação e cinco foram adiados a pedido dos parlamentares, voltando a discussão e votação nas próximas semanas.

 

Abastecimento de veículos após acionamento de trava de segurança

 

O projeto de Lei nº 152/2015, de autoria dos vereadores Davi Ramos (PC do B) e Tonhão do Veteranos (PMDB), que dispõe sobre a proibição de que postos de combustíveis abasteçam combustível nos veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de abastecimento, foi aprovado em primeira discussão com onze votos favoráveis, dois contrários, uma abstenção e três ausências.

 

Comissão Especial de Estudos

 

O projeto de Decreto Legislativo nº 1/2016, de autoria do vereador Luiz Renato (PC do B), que constitui Comissão Especial de Estudos para acompanhamento do processo de discussão e elaboração do Plano Municipal de Meio Ambiente de Americana, foi aprovado por unanimidade em discussão única.

 

Alterações de leis

 

O projeto de Lei nº 11/2016, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo da Lei nº 5.610/2014, na forma que especifica (Autoriza o Poder Executivo a ceder à Diocese de Limeira/SP a concessão de uso de imóvel público), foi aprovado com dezessete votos favoráveis, um contrário e uma ausência, em primeira discussão.

 

Foi aprovado com dezessete votos favoráveis, um contrário e uma ausência, em primeira discussão, o projeto de Lei nº 12/2016, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo da Lei nº 5.611/ 2014, na forma que especifica (Autoriza o Poder Executivo a ceder à Diocese de Limeira/SP, Quase Paróquia São Luiz Gonzaga, a concessão de uso de imóvel público).

 

O projeto de Lei nº 13/2016, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo da Lei nº 4.094/2004, na forma que especifica (Fica o Poder Executivo autorizado a aprovar o Plano de Loteamento Residencial de Interesse Social “Vila Conquista”, situado na Avenida Marginal I, Jardim Santa Eliza), foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

Rejeitado

 

O projeto de Lei nº 4/2016, de autoria do vereador Celso Zoppi (PT), que altera a Lei 3.398/2000, que dispõe sobre denominações de vias, praças, logradouros, estabelecimentos de ensino e próprios públicos municipais, foi rejeitado com quatorze votos contrários e quatro favoráveis.

 

Retirado

 

O projeto de Lei nº 7/2016, de autoria do vereador Paulo Chocolate (SC), que dispõe sobre a instalação de bicicletários nos locais que especifica, foi retirado de tramitação a pedido do vereador autor.

 

Multa a quem for flagrado jogando lixo na rua

 

Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de Lei nº 1/2016, de autoria dos vereadores Davi Ramos (PC do B) e Eduardo da Farmácia (PMDB), que altera a Lei n.° 5.647/2014, que dispõe sobre a aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nos logradouros públicos, fora dos equipamentos destinados para esse fim.

 

Na propositura, os vereadores alteram a lei dispensando a assinatura do autuado e incluem parágrafo determinando que o auto da infração seja lavrado mediante a apresentação de fotos, vídeos ou outro meio de prova capaz de identificar o infrator.

 

De acordo com os parlamentares, a alteração visa facilitar a aplicação da lei. “Verificamos a necessidade de implantar a alteração, sendo que diversas cidades no mundo, por meio de ações governamentais, campanhas informativas e até aplicação de penalidades, conseguiram combater de modo eficaz o resíduo despejado em locais impróprios”, explicam na justificativa.

 

Denominações de ruas

 

O projeto de Lei nº 14/2016, de autoria do Poder Executivo, que denomina a via pública que especifica, localizada no Loteamento Jardim Pau Brasil, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

O projeto de Lei nº 183/2015, de autoria do vereador Capitão Crivelari, que denomina “Tercília Bortoletto Sacilotto” a rua 10 do loteamento Pau Brasil, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

 

O projeto de Lei nº 184/2015, de autoria do vereador Capitão Crivelari, que denomina “João Marcus Sacilotto” a rua 2  do Loteamento Residencial Jardim dos Pinheiros, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

 

Subvenção a entidades assistenciais

 

O projeto de Lei nº 22/2016, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de subvenção, com recursos oriundos de doações depositadas no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a entidades assistenciais do município, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

 

Associação Ecumênica dos Portadores de HIV de Americana

 

O projeto de Lei nº 23/2016, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de subvenção à Associação Ecumênica dos Portadores de HIV de Americana (Aephiva), foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

 

Adiados

 

O projeto de Resolução nº 1/2016, de autoria do vereador Moacir Romero (PT), que altera dispositivo do Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador autor.

 

O projeto de Lei nº 206/2013, de autoria do vereador Luiz Renato, que institui o Estatuto do Pedestre e dá outras providências, foi adiado por quinze dias a pedido do vereador Davi Ramos.

 

O projeto de Lei nº 181/2015, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 4.597/2008, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de Americana / PDDI, e a Lei nº 5.012/2010, que dispõe sobre o Uso do Solo no Município de Americana, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Luciano Corrêa (PSD).

 

O projeto de Lei nº 6/2016, de autoria do vereador Téo Feola (PC do B), que dispõe sobre a comercialização e o consumo de cervejas em estádios esportivos do município de Americana, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Davi Ramos.

 

O projeto de Lei nº 8/2016, de autoria do vereador Téo Feola, que dispõe sobre a divulgação de custos unitário e total de veiculação dos atos oficiais do município de Americana, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Davi Ramos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!