28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Observatório de Campinas abre as portas domingo para interessados no eclipse solar

Compartilhe essa notícia!

No próximo domingo, 26 de fevereiro, um eclipse solar parcial chamará a atenção e poderá ser visto na maior parte da América do Sul, incluindo o Brasil. Em Campinas, o Observatório Municipal Jean Nicolini (OMJN) abrirá suas portas às 9h30, com bilheteria aberta até as 11h30, para receber o público interessado no espetáculo celeste.

Segundo o astrônomo Júlio Lobo, do OMJN, o visitante poderá observar o fenômeno a partir das 10h03. “O auge será às 11h29, com encerramento às 12h58”, detalha. A duração total será de 2h55. A observação será feita através de filtros especiais.
Este espetáculo astronômico acontece  quando a Lua está mais distante da Terra. Nesse caso, ela não consegue bloquear todo o disco solar, e a borda do Sol fica exposta. Já no eclipse solar total, a Lua está mais próxima da Terra, e com isso ela é capaz de bloquear todo o disco solar. Em Campinas, o último eclipse solar parcial foi em 11 de setembro de 2007. O próximo, na cidade, está previsto para 14 de dezembro de 2020.
Cuidados especiais
Para quem não estiver no Observatório, e quiser aproveitar o espetáculo celeste, Lobo recomenda cuidados especiais, evitando o uso de óculos de sol, radiografias, negativos fotográficos, água na bacia – elementos que podem causar danos aos olhos. “Indicamos a lente para máscara de soldador filtro nº 14, que pode ser adquirida em lojas de serragem.”
Se o tempo estiver chuvoso ou nublado, não haverá observação. Em razão do Carnaval, o Observatório não abrirá no período noturno, retornando suas atividades no domingo, 5 de março.
Serviço
Observação da Eclipse Solar Parcial
Onde: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (Estrada do Capricórnio, s/n, Campinas. SP).
Quando: domingo (26 de fevereiro).
Bilheteria aberta das 9h30 às 11h30.
Encerramento do evento: 13h.
Ingresso: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!