28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Obras da ampliação da Estação Elevatória de Esgoto entram na segunda fase de operação

Compartilhe essa notícia!

Deu início nesta semana pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste, a segunda fase da ampliação da EEE (Estação Elevatória de Esgoto) localizada no Jardim Conceição.

 

A obra se encontra na fase de perfuração do solo para instalação dos perfis metálicos de escoramento na área em que será realizada a construção do gradeamento. Essa perfuração é necessária para dar sustentação e fazer o escoramento do solo para posterior construção onde serão instalados dois conjuntos de gradeamento mecanizados com eixo vertical, evitando desgastes nos conjuntos motobombas.

 

Essas grades impedem que o descarte irregular de materiais que chegam através da tubulação de esgoto seja enviado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I.

 

O DAE faz constantes manutenções e inspeções preventivas em poços de visita e, por vezes, encontra materiais impróprios para a tubulação, prejudicando todo o sistema de tratamento de esgoto. Absorventes, escovas e até mesmo materiais de construção como tijolos e azulejos já foram encontrados durante as vistorias. Essa é uma das razões pela qual o esgoto pode retornar às casas, colocando em risco a saúde.

 

Rafael Piovezan, Diretor-superintendente do DAE, fala sobre a obra: “a reforma da EEE do Jardim Conceição vai auxiliar a eficiência do tratamento da ETE Toledos, pelo fato de serem retirados, através do gradeamento e da caixa de areia, materiais que costumam prejudicar a operação dos equipamentos na Estação. Recentemente, nós já ampliamos a capacidade da ETE Toledos e a obra da Elevatória vai completar o sistema”.

 

A ampliação da Elevatória, que foi iniciada em meados do ano passado, conta com investimento de R$ 3.243.878,20 em recursos do governo do estado e contrapartida da autarquia. O objetivo é garantir a eficiência no atendimento às futuras demandas devido ao aumento populacional, industrial e comercial da cidade e redução de custos com energia elétrica, uma vez que, o bombeamento será acionado por painéis com inversores de frequência.

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!