28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

“O Som ao Redor” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2014

Compartilhe essa notícia!

Produção escolhida por comissão do Ministério da Cultura buscará indicação a melhor filme estrangeiro; “Estou tranquilo”, diz o diretor Kleber Mendonça Filho

“O Som ao Redor” , dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura para ser o candidato do Brasil ao Oscar 2014 . O longa tentará levar o País de volta à disputa pela estatueta de filme estrangeiro, algo que não acontece desde 1999 – naquele ano, “Central do Brasil” perdeu para o italiano “A Vida é Bela”.

O filme brasileiro será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de países de todo o mundo e revelará primeiro nove selecionados e depois cinco finalistas em janeiro.

 

“O Som ao Redor”, de Kléber Mendonça Filho. Foto: Divulgação

Vários outros países já divulgaram seus candidatos. Entre os concorrentes mais fortes estão “Gloria”, do Chile, premiado no Festival de Berlim; “Heli”, do México, que levou melhor direção em Cannes; e “Wadja”, da Arábia Saudita, ganhador de três troféus no Festival de Veneza e sucesso de crítica nos EUA.

Em entrevista, Mendonça Filho disse ter recebido a notícia com tranquilidade. “Foi a mesma sensação de quando recebi telefonemas dizendo que tinha ganhado  um prêmio”, afirmou. “É um reconhecimento e uma espécie de registro histórico. Daqui a alguns anos as pessoas vão dizer que em 2013 o indicado do Brasil ao Oscar foi ‘O Som ao Redor.'”

O diretor considera que o filme teve uma carreira “muito forte” no Brasil e no exterior, e que o fato de ter entrado em cartaz nos Estados Unidos ajuda as chances de indicação ao Oscar. “Sei que há um protocolo, uma espécie de roteiro a se seguir a partir de agora. Mas estou tranquilo pois, dentro de uma ideia de cinema que não é blockbuster, ‘O Som ao Redor’ é um pouco conhecido por lá.”

Mendonça Filho acredita que o grande ganho trazido pela indicação é a maior visibilidade para o longa. “Sobre o Oscar, é tudo metafísica. Não tenho como dizer que vamos ser indicados ou que vamos ganhar”, disse. “Tudo o que aconteceu com ‘O Som ao Redor’ foi passo a passo, e eu fui acompanhando. Não acredito em empurrar o filme ladeira acima. A melhor coisa é deixar ele correr sozinho.”

Retrato do Recife e do Brasil

“O Som ao Redor” foi lançado em janeiro e deve sair em DVD e blu-ray no mês que vem. O filme retrata a rotina de uma rua de classe média na zona sul do Recife, transformada pela chegada de seguranças particulares que oferecem seus serviços aos moradores. Neste pequeno espaço, Mendonça Filho faz um retrato de uma cidade e de um País em transformação, no qual o crescimento não reduz o medo e onde as relações de classe se parecem com as do passado.

Divulgação

Kleber Mendonça Filho, diretor de “O Som ao Redor”

O filme entrou para a lista de dez melhores filmes de 2012 do principal crítico de cinema do jornal norte-americano “The New York Times”. Também em 2012, ganhou o troféu principal da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo , além de quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado (diretor, som e melhor filme para o público e os críticos) e dois no Festival do Rio (filme e roteiro).

Além disso, foi exibido e premiado em eventos internacionais, sendo o Festival de Roterdã o principal. Apesar do lançamento em circuito limitado de salas, conseguiu boa média de público .

 

 

IG

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!