28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O maior planeta do Sistema Solar é atração no OMA

Compartilhe essa notícia!

Carlos H. A. Andrade (astrônomo do OMA)

 

 

Até meados de Março deste ano, todas as pessoas que se dirigirem ao OMA (Observatório Municipal de Americana) nas sessões públicas que ocorrem às sextas-feiras, das 19h às 22h, poderão observar através de potentes telescópios o maior planeta do Sistema Solar: Júpiter, o Zeus dos gregos e suprema autoridade do Olimpo.

 

Visível facilmente nesta época, a olho nu, à Leste a partir das 20:30h na constelação dos Gêmeos como uma brilhante “estrela” de cor branco-amarelada, o maior planeta do Sistema Solar (duas vezes mais massa que todos os outros planetas juntos e 318 vezes a massa da Terra) provoca sucessivas exclamações. Júpiter é cerca de 90% hidrogênio e 10% de hélio, com traços de metano, água, amônia e “rochas”.

 

Conhecido desde a mais remota antiguidade, Júpiter é o quarto objeto mais brilhante no céu (depois do Sol, Lua e Vênus). A descoberta de Galileu Galilei (1564-1642), em 1610, das quatro luas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto (hoje conhecidas como luas Galileanas), foi a primeira constatação de um centro de movimento que, claramente, não estava centrado na Terra.

 

Esse foi um ponto significativo a favor da teoria heliocêntrica, criada por Nicolau Copérnico (1473-1543). Tal como vistas por Galileu, as luas jupiterianas ajudam a compor o fascinante cenário. Girando rapidamente ao redor do globo do gigantesco planeta, elas causam viva impressão aos visitantes do OMA. Outras informações relativas à sua órbita, satélites e movimentos são repassadas aos visitantes pelos astrônomos locais.

 

Depois de Júpiter, será a vez do pequeno Planeta Marte ser mostrado, devendo ser iniciadas suas observações no início do mês de Abril.

 

O OMA, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, fica localizado no Parque Ecológico “Cid Almeida Franco”, com entrada privativa pela Rua Itacolomi 1113, Jardim Ipiranga. Grupos interessados podem também conhecer o trabalho dos astrônomos, mediante prévio agendamento pelo fone (19) 3407.2985. A entrada é franca. O OMA não abre suas portas em dias nublados e/ou chuvosos.

 

 

Contato com o autor: (19) 99156.0632

 

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!