24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Núcleo de Educação integrada da Fundação Romi participa de pesquisa do Escolas Exponenciais que traz um diagnóstico da educação em tempos de pandemia

Compartilhe essa notícia!

“Diagnóstico Nacional da Educação”, DNE, esse é o nome da iniciativa que o Escolas Exponenciais criou para ajudar gestores de escolas a avaliar os efeitos do cenário da pandemia. A partir do resultado de uma pesquisa feita com diretores, professores e pais de alunos, as escolas vão poder estudar sua estratégia  e saber como estão em comparação com a média nacional. O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi foi uma das instituições a aderir ao movimento.

O resultado contribui para que as escolas consigam identificar: O quanto os seus professores e pais estão satisfeitos com o serviço da escola neste momento; O risco de evasão de alunos neste momento e Como os pais e professores avaliam a qualidade da relação com a escola. “Estes dados nos trazem informações importantes para que possamos dar continuidade no trabalho que executamos”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “São fontes que nos nortearão, e também farão refletir para sabermos onde podemos melhorar no serviço que oferecemos”, conclui.

Dos itens questionados na pesquisa, 88% dos pais e responsáveis responderam que recomendam o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi para outros pais. Já quanto o material didático digital, plataforma de exercícios online, material didático impresso e qualidade das atividades remotas, 80% estão totalmente satisfeitos. A comunicação entre e escola e pais aponta que 90% estão totalmente satisfeitos. “O quanto estamos preparados para as incertezas nos faz realizar um trabalho diferenciado. E nesse sentido nós, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, estamos tecendo e construindo, através da escuta e fala com nossos professores, famílias dos nossos alunos, pesquisadores, entre outros, que são peças importantes para podermos traçar o rumo da educação”, enaltece a diretora do NEI Ericka Vitta.

O Diagnóstico Nacional da Educação também indagou os professores, profissionais que estão diretamente ligados a todo o processo da educação e suas adaptações neste novo tempo. 80% apontaram total satisfação nos assuntos: Qualidade das soluções digitais oferecidas pelo sistema de ensino; Qualidade e quantidade de exercícios; Qualidade gráfica e organização do material; Qualidade dos textos, explicações e conteúdo teórico; Vídeos do sistema de ensino e Material didático digital.

A pesquisa foi executada de forma virtual, através do aplicativo ClassApp entre junho e julho. A participação tanto dos pais e responsáveis, quanto dos professores, foi de forma voluntária. “Agradecemos a todos que responderam o Diagnóstico Nacional da Educação. São ações, como esta promovida pelo Escolas Exponenciais, que contribuem para que seja mantida nossa qualidade, e sempre em busca de melhorarmos”, finaliza o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!