28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Novo método de análise comportamental contribui para uma boa performance em entrevistas de emprego

Compartilhe essa notícia!

A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões

 

Até o momento, o Brasil apresenta mais de 13 milhões de desempregados, o que representa um valor recorde para o país, desde o início do processo de registros de crescimento econômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1948. Sendo reflexo de uma grande crise econômica nacional, esse número impulsionou mudanças no mercado de trabalho e ainda aumentou o nível de competitividade entre os candidatos a vagas de empregos.

 

Com este contexto, o processo de procura por um novo emprego se tornou ainda mais árduo e minucioso, sendo necessário que os candidatos estejam atentos a cada detalhe, desde a criação de um currículo acessível, interessante e honesto, até o estabelecimento de uma postura adequada, segura e determinada em uma entrevista para um processo seletivo.

 

Segundo a diretora da empresa Leaders HR Consultants, Astrid Vieira, os principais pecados cometidos pelos candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas. “Os principais erros incluem a falta de preparo e autoconhecimento; baixa auto- estima e não fazer jus as qualificações e experiências inclusas no currículo. É imprescindível, que os candidatos apresentem maior serenidade e segurança de sua expertise e desempenho anteriores, e ainda um diferencial durante as entrevistas”, comenta.

 

Ao observar estas dificuldades e com o intuito de oferecer acompanhamento e apoio profissional aos candidatos, a Leaders HR Consultants vem aplicando o método SOAR.

 

Sendo ancorado pelas palavras Situação, Obstáculos, Ações e Resultados, o método SOAR tem origem em estudos realizados pela Universidade de Nebraska-Lincoln nos Estados Unidos, que foram posteriormente publicados no Journal of Educational Psychology. Para atingir os resultados esperados, os estudantes tiveram que criar quadros comparativos, fazer assimilações, perguntas práticas e gravar notas completas por meio de computadores e iPads.

 

A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões. Com um nível de precisão de quase 87%, o método pode ser trabalhado em organizações, individualmente ou em grupos, de forma a trazer benefícios nas áreas de desenvolvimento pessoal e crescimento; diversidade e inclusão; trabalho em equipe; melhoria na comunicação e nas relações; integração com funcionários; processo de seleção de candidatos para empregos; resolução de conflitos; coaching; liderança; produtividade e desempenho; e equipes de vendas.

 

No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões. Para que seja possível essa descoberta, o método SOAR possibilita que as pessoas relembrem e reúnam histórias de realizações profissionais de forma a demonstrar o uso e a relevância de suas habilidades. Por meio de um treinamento prático, os candidatos aprenderão a lidar de forma estratégica e assertiva em entrevistas de emprego.

 

Durante o treinamento, os candidatos expõem seu histórico de realizações profissionais de forma a convencer seus recrutadores de que possuem as qualidades e habilidades necessárias para preencher a vaga de emprego pretendida. Neste processo, os candidatos serão orientados a fazer afirmações claras e objetivas sobre suas qualificações, ao invés de descrições de potenciais, talentos ou responsabilidades. O candidato pode preferir narrar seu histórico de realizações em tópicos para cada cargo que ocupou, informando de maneira rápida e sucinta o que realizou em cada etapa profissional.

 

O treinamento é bastante relevante, já que demonstra o impacto mensurável e quantitativo das contribuições dos candidatos para as empresas das quais fizeram parte, diferenciando-os de outras pessoas com qualificações semelhantes. Esse processo também cria uma oportunidade para que os recrutadores façam perguntas sobre assuntos dos quais os candidatos tenham maior domínio.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!