28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Novembro Azul: urologista explica sobre Câncer de Próstata

Compartilhe essa notícia!

novembroazulMais de 60 homens participaram nesta quarta-feira (13) da Sala de Espera Ativa do Programa Novembro Azul, organizado pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Núcleo de Especialidades Médicas. O objetivo da Secretaria é que os homens com mais 40 anos, pacientes com histórico de câncer de próstata na família, façam os exames preventivos.

A iniciativa faz parte da adesão a Campanha Novembro Azul, com ações ao longo do mês relacionadas ao tema Saúde do Homem. Na atividade, ministrada pelo médico urologista Leandro Chiarelli, os pacientes receberam orientações sobre o câncer de próstata, sua forma de prevenção e informações de como se dá o tratamento, além da entrega de material informativo.

Na palestra, Chiarelli ressaltou ainda que a principal causa do câncer de próstata está relacionada a fatores genéticos presentes no paciente desde o nascimento ou relacionada a falhas no DNA ocorridas durante o processo de envelhecimento. “Apesar de inúmeros estudos terem tentado identificar fatores preventivos para o câncer de próstata, ainda não existe nenhuma medida aceita fortemente pela comunidade científica”, disse.

O urologista recomendou hábitos saudáveis, como prática de atividade física, alimentação balanceada, rica em vegetais e com menor teor de gordura, redução do estresse e moderação com bebidas alcoólicas para evitar esse tipo de câncer. “Essas medidas são genéricas e valem para a prevenção de qualquer doença. Sendo assim não se fala em prevenção do câncer de próstata e sim em detecção precoce. Esse aspecto se torna mais importante porque o câncer de próstata raramente causa sintomas em seus estágios iniciais”, frisou.

Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades, Ellen Carine Vilarinho, as ações realizadas durante este mês são importantes e englobam as ações de promoção e prevenção realizadas no município ao longo do ano. “A campanha Novembro Azul ajuda a reforçar as atividades que já realizamos, como o Programa Saúde do Homem, que realizamos mensalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Iremos aproveitar este mês para intensificar estas ações, com orientações sobre Câncer de Próstata, Hipertensão Arterial e Diabetes”, explicou.

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!