29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nove em cada dez brasileiros tomam café todo dia, diz pesquisa

Compartilhe essa notícia!

Levantamento revela dados do consumo da bebida e da relação de afeto criada com ela

 

Getty Images

Brasileiro tem relação de afeto com o café

“Vamos tomar um café”. A expressão está tão enraizada no dia-a-dia do brasileiro que é usada em praticamente qualquer situação. Na hora de fechar negócios, trocar confidências com os amigos ou aproveitar um momento de descanso, o cafezinho é a companhia ideal. Tanto que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e o segundo maior consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos.

Diego Oliveira, diretor do instituto Ipsos, revelou dados de uma pesquisa de mercado que analisa o hábito de tomar café entre os brasileiros. Foram entrevistadas 60 mil pessoas nos principais mercados do país, que incluem a região metropolitana das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza, Curitiba, Salvador, Brasília. Nove de cada 10 entrevistados diz consumir café todos os dias.

De acordo com os dados levantados, entre 88% e 90% da população de Vitória, Belo Horizonte e Fortaleza tomam café todos os dias. Em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, o total fica em torno de 80%. Recife aparece no fim da lista, com 66%. Do total de pessoas que disseram tomar café todos os dias, oito de 10 gostam de experimentar novos sabores.

O que a pesquisa mostra é uma tendência que os especialistas têm observado entre os consumidores de café, especialmente os mais jovens: a vontade de experimentar outros grãos, provar marcas diferentes, independente do preço. “O café está na moda”, diz Mônica Pinto, cafeóloga e diretora de projetos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). “As pessoas têm se interessado em descobrir mais informações sobre a origem do grão, a melhor maneira de prepará-lo e o melhor momento para o consumo”, afirma Mônica.

Café Coado

E na hora de preparar um café em casa, o brasileiro prefere o café coado. Muita gente fica em dúvida sobre as diferenças entre o café coado e o expresso. O coado é mais suave, porque fica mais tempo em contato com a água, e com isso tem mais cafeína. Já o expresso, tirado em máquinas, é mais concentrado, com maior quantidade de pó por volume de água. Para a barista e cafeóloga Eliane Relvas, o café coado representa o encontro da tradição e da inovação. “Ele remete à fazenda, ao café feito no pano, sempre da mesma maneira, mas também tem um lado de transgressão. O café coado permite muita experimentação. Depende muito da mão do barista também”, acredita.

Getty Images

Café coado é o preferido do brasileiro

Eliane diz que costuma fazer uma experiência: oferece café sem açúcar. “No começo todos fazem cara feia, mas acabam comprando a ideia”. Segundo ela, a ideia é mostrar que ao tomar café sem açúcar é possível perceber as diferenças de sabor dos grãos. “É uma transição importante”, diz. Outra experiência que a barista costuma fazer é tirar o café da tradicional zona de conforto da maior parte da população. Em vez de servi-lo logo após as refeições, ela já ofereceu café como coquetel de entrada, ou em eventos de harmonização da bebida com queijos e chocolates.

Relação de afeto

“Muita gente costuma comparar a degustação de diferentes cafés à degustação de vinhos ou de cervejas artesanais. Mas o café tem algo ausente nas outras bebidas: a relação de afeto”, diz Eliane. Ela diz que a preparação do café também é feita de maneira artesanal, o que não acontece com vinhos e cervejas, que já chegam em garrafas que só precisam ser abertas.

Essa percepção do café como companheiro é reforçada pelos dados da pesquisa realizada pela Ipsos. Os entrevistados pelo instituto disseram que muitas vezes tomam uma xícara de café sozinhos, enquanto veem TV, ouvem música, leem um livro ou assistem à televisão. Outros afirmaram que a pausa para o café é um momento de reflexão. “É algo muito presente na vida do brasileiro”, diz Diego. Mônica vai mais longe: “O café é uma paixão mundial. É emotivo e remete a lembranças e tradições”, completa.

 

 

Creme de café com chocolate

  • 15 minutos
  • Porções: 4

INGREDIENTES

  • 100 ml de café em infusão (bem forte)
  • 100 ml de licor de chocolate
  • 1½ xícara (chá) de leite integral
  • 4 colheres (sopa) de leite condensado
  • ½ xícara (chá) de creme de leite
  • Para acompanha r: mini suspiros
  • Para decorar : raspas de chocolate meio amargo

MODO DE PREPARO

Misture o café com o licor de chocolate e reserve.
Coloque em uma panela o leite, o leite condensado e o creme de leite. Leve ao fogo até ferver.
Retire do fogo.
Distribua a bebida à base de leite em 4 copos. Vire-o  com cuidado e disponha lentamente o café com licor (escorrendo em uma das laterais do copo). Decore com raspas de chocolate meio amargo e sirva com mini suspiros

 

Receitas IG

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!