fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nova Odessa terá 3º Desfile de Cavaleiros e Charreteiros no dia 9 de julho

Como uma forma de homenagear os soldados que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932, o Clube dos Cavaleiros de Nova Odessa realiza no feriado do dia 9 de julho, o 3º Desfile de Cavaleiros e Charreteiros de Nova Odessa e região.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, terá início às 7h30 com um café da manhã aos participantes e, às 8h, o padre Renato Marchioro realizará uma celebração ecumênica especial e que antecederá a tradicional solenidade em homenagem aos combatentes.

Nova Odessa, há muitos anos, homenageia os 13 homens que, em 1932, foram enviados às batalhas. Um costume que faz questão de lembrar a importante luta do nosso Estado”, destacou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

O diretor de Cultura e Turismo, Leonardo Blanco, relembra que dos 13 combatentes, nove estão sepultados no Cemitério de Nova Odessa. “Essa é uma forma de lembrarmos da memória dos soldados constitucionalistas que se juntaram à luta contra o crescente totalitarismo de Getúlio Vargas”, disse. “Inclusive, o único morto da cidade em combate, foi o herói Aristeu Valente”, acrescentou.

A concentração dos cavaleiros e charreteiros participantes será na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura. Já a solenidade será realizada no Centro Ecumênico do Cemitério Municipal. “A entrega da bandeira do Estado de São Paulo pelo chefe do Executivo marcará oficialmente o início da solenidade”, lembrou Blanco.

Segundo a organização do evento, o trajeto completo do desfile terá aproximadamente cinco quilômetros e passará pelo Centro e os bairros Bela Vista, Santa Rosa, São Jorge e Nossa Senhora de Fátima. O término do evento será no pesqueiro Feltrin, próximo a Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg – que dá acesso a Rodovia Anhanguera.

No local, haverá shows e sorteio de brindes e não será permitido entrada de bebidas e alimentos. O estacionamento será cobrado e parte do montante arrecadado será revertido à Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa).

O evento é aberto ao público em geral e, assim como no ano passado, teremos o apoio da Roland com uma ambulância acompanhando todo o trajeto do desfile”, disse a coordenadora de eventos do CCNO, Raquel Portela.

Convidamos a todos para participar deste momento de resgatar a cultura e manter viva a memória dos soldados nesta tradicional homenagem”, convidou o presidente do CCNO, Lindolfo Oliveira, o Tieta.

 

SOLDADOS – Em 1932, até então distrito de Americana, Nova Odessa enviou às batalhas: Alberto Bartolo, Antonio Prado, Aristeu Valente, Benedito Camargo, Eduardo da Silva – o “Dodô”, Faustino de Moraes, Fausto Moraes, Francisco de Souza, Joaquim Rodrigues Azenha, Martholino Teixeira Filho, Roberto Whitehead, Shano Jorge Sprogis e Theodomiro Delegá.

 

SERVIÇO

7h30 – Recepção

8h – Celebração Ecumênica e Solenidade em Homenagem aos Soldados

9h30 – Início do Desfile de Cavaleiros e Charreteiros de Nova Odessa

11h – Chegada ao Pesqueiro Feltrin

18h – Encerramento

 

Comentários

Dennis Moraes