RMC Saúde 

Nova Odessa já imunizou mais de 3 mil contra gripe; sábado tem ‘Dia D’

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue sendo realizada em Nova Odessa para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Até esta segunda-feira (29), 3.103 pessoas já haviam sido imunizadas. No próximo sábado (4), será realizado o “Dia D” da campanha, das 8 às 17 horas, em três postos de vacinação instalados nas unidades básicas de saúde 1 (Centro) e 5 (Jardim Alvorada), além da unidade avançada (Jardim São Francisco).

 

Podem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, professores, trabalhadores da área de saúde, presos, funcionários do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre 10 e 20 de abril, na primeira fase da campanha, a imunização ficou disponível apenas para crianças, gestantes e puérperas. Nesse período, 1.727 pessoas receberam a dose da vacina na cidade, de acordo com relatório final emitido pela Secretaria de Saúde. Segundo a Unidade de Saúde e Vacina, órgão ligado à Vigilância Epidemiológica, aproximadamente 10 mil pessoas têm direito à vacina no município. A meta é imunizar ao menos 90% do público-alvo. A campanha começou no dia 10 de abril e se estende até 31 de maio.

 

Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, a meta é bem ousada. “Destacamos, porém, que nossos postos estão bem abastecidos, a imunização é gratuita e esperamos que todas as pessoas dos grupos de risco compareçam para receber suas doses”, destacou Cocato. Em todo país, a campanha deve levar 58 milhões de pessoas aos postos de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a composição da vacina, que é tríplice, foi atualizada e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

 

ONDE TOMAR A VACINA DURANTE A SEMANA

> Atendimento da UBS 2: Avenida Carlos Botelho, 3, no Centro

> Atendimento da UBS 3 e 5: Rua das Imbuias, 65, no Jardim Alvorada

> Atendimento da UBS 1 e 6: Rua Emygdio Pierozzi, 300, no Jardim Novos Horizontes

> Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65, no Jardim São Francisco

Comentários

Notícias relacionadas