RMC 

Nova Odessa inicia 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (22), em Nova Odessa, para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Entre 10 e 20 de abril, a imunização ficou disponível apenas para crianças de 6 meses a 5 anos, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto). Nesse período, 672 pessoas receberam a dose da vacina na cidade, de acordo com relatório preliminar emitido pela Secretaria de Saúde.

Nessa etapa da campanha, além do grupo prioritário da primeira fase, também serão vacinados idosos, professores, trabalhadores da área de saúde, presos, funcionários do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Segundo a Unidade de Saúde e Vacina, órgão ligado à Vigilância Epidemiológica, aproximadamente 10 mil pessoas têm direito à vacina no município. A meta é imunizar ao menos 90% do público-alvo. A campanha começou no dia 10 e se estende até 31 de maio. O Dia D, com mobilização nacional, vai ocorrer em 4 de maio, das 8h às 17h.

“Iniciamos mais uma etapa da campanha. É fundamental que as pessoas que se encaixam no público-alvo procurem os postos e tomem a dose. Uma informação muito importante é que a vacina é feita com vírus inativados e fragmentados, que não causam a doença em quem é imunizado”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner. Ela acrescenta que a vacina não dói e é gratuita.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, lembra que crianças, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias ainda podem tomar a vacina. “Nessa fase, os postos estão vacinando pessoas de outros grupos prioritários, mas continuam abertos à imunização de pessoas que tiveram prioridade na etapa anterior da campanha”, reforça o secretário.

 

Em todo país, a campanha deve levar 58 milhões de pessoas aos postos de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a composição da vacina, que é tríplice, foi atualizada e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

 

ONDE TOMAR A VACINA?

> Atendimento da UBS 2: Avenida Carlos Botelho, 3, no Centro

> Atendimento da UBS 3 e 5: Rua das Imbuias, 65, no Jardim Alvorada

> Atendimento da UBS 1 e 6: Rua Emygdio Pierozzi, 300, no Jardim Novos Horizontes

> Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65, no Jardim São Francisco

Comentários

Notícias relacionadas