Nova Odessa implantará salas multifuncionais para educação especial

A Secretaria de Educação de Nova Odessa implantará, em 2015, quatro polos voltados a alunos que precisam de atendimentos especializados. Desta forma, serão abertas salas de recursos multifuncionais nas escolas Emef Profª Alvina Maria Adamson, Dante Gazzetta, Profª Haldey Michelle Bueno e Profª Salime Abdo.

A abertura destes espaços, segundo a secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, representa um novo serviço a ser ofertado na cidade. “Após uma visita ao Ministério da Educação, em Brasília-DF, na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, conseguimos regularizar estas salas multifuncionais. Assim, poderemos oferecer todo o atendimento especial a alunos que já frequentam o período regular nas escolas, porém precisam de um atendimento diferenciado”.

Segundo Claudicir, neste último trimestre é feito um trabalho nas escolas para verificar a situação de determinadas crianças. “Com base neste levantamento, é elaborado um laudo pedagógico, como também é feita a entrevista com os pais, composição de horário e a formatação do currículo adaptado às necessidades do aluno. Assim, em 2015, essas crianças serão direcionadas a estes polos no contraturno escolar”, explicou.

Atualmente, estes alunos são atendidos em salas de reforço. “Com a implantação das salas multifuncionais, haverá um professor de Educação Especializada que trabalhará as necessidades do aluno de forma individualizada. Assim, o espaço conta com computadores adaptados, além de materiais e equipamentos pedagógicos apropriados”, disse Claudicir.

O serviço deve ser implantado em 2015, sendo que a salas multifuncionais estão sendo equipadas. “É mais uma conquista para Nova Odessa na área da Educação Especial, assim como foi a parceria com o Instituto Phala – Centro de Desenvolvimento para Surdos, que possibilitou a criação de um polo de atendimento aos alunos surdos na Emefei Vereador Osvaldo Luiz da Silva”, lembrou a diretora de Normas Pedagógicas e responsável pela Educação Especial de Nova Odessa, Rosimar Paschoalim Antonio.

Foto: Osnei Restio

Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Comentários

Notícias relacionadas