28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa: Hospital confirma 2ª morte com a superbactéria em Nova Odessa, SP

Compartilhe essa notícia!

Homem de 65 anos morreu nesta quinta, por complicações de um AVC.
Há 7 dias, outro infectado morreu por pneumonia;casos novos descartados.

O Hospital Municipal de Nova Odessa (SP) confirmou, nesta quinta-feira (30), a segunda morte de um paciente infectado pela superbactéria KPC. O homem de 65 anos era morador da cidade e morreu por volta das 10h30 por complicações de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município.

No último dia 23, outro paciente infectado pela KPC havia morrido após o agravamento de uma pneumonia. Em nota, o hospital ressaltou que os dois doentes tinham quadros debilitados e que a causa da morte não foi a superbactéria. Outros três homens que acusaram ter a bactéria em um primeiro exame, na semana passada, passaram por uma nova bateria de testes. O resultado atual, no entanto, deu negativo e os três já tiveram alta, segundo a assessoria.

Outros casos
A nota cita ainda que “não há mais nenhum paciente internado com suspeita ou confirmação de contaminação pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase). Todos os pacientes que foram atendidos no Hospital Municipal vieram contaminados de outros hospitais da região. Eram moradores de Nova Odessa, todos com estado de saúde debilitado, que ficaram internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de outros hospitais. Após a alta, tiveram complicações e foram internados no Hospital Municipal depois de passarem mal em casa”.

 

Cirurgias

A ala onde os 5 pacientes infectados estavam voltará a ser usada para internações corriqueiras. O local passou por uma lavagem completa, com produtos específicos, e com o uso de equipamentos de proteção individual pela equipe de funcionários. Esse procedimento de segurança foi adotado desde a confirmação do primeiro caso, segundo a assessoria.

As cirurgias eletivas e cesarianas, que haviam sido suspensas por tempo indeterminado, serão retomadas já nesta quinta-feira na unidade.

Primeira morte
O homem que morreu no dia 23 esteve internado anteriormente no Hospital Estadual deSumaré (SP), onde recebeu alta e, na residência, desenvolveu uma pneumonia. Por conta disso, teve uma insuficiência respiratória e foi encaminhado a Nova Odessa, onde ficou internado e não resistiu.
Durante o tempo que tratou os pacientes com a KPC, o hospital manteve contato com unidades de referência, como o Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

 

Fonte: G1

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!