29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Mesa Diretora da Câmara de Piracicaba trabalhará para valorização dos servidores públicos

Compartilhe essa notícia!

Parlamentares reuniram servidores na manhã desta segunda-feira. Foto: Sidney Jr

 

Manter a qualidade no atendimento à população e ampliar a transparência pública estão entre as missões da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, eleita em 15 de dezembro para o biênio 2019-2020 e que oficialmente começou a desempenhar suas atividades nesta segunda-feira, 7. Além destes desafios, o presidente Gilmar Rotta (MDB), o vice-presidente Pedro Kawai (PSDB), o primeiro-secretário Rerlison Rezende (PSDB) e o segundo-secretário Wagner Oliveira (PHS) destacaram que a valorização dos servidores será uma das prioridades nos próximos dois anos.

Segundo Gilmar Rotta, a nova gestão terá sua atuação pautada nas questões políticas, mas também na gestão de pessoal. “Além do trabalho de suporte aos vereadores, a atual Mesa Diretora quer incentivar o funcionalismo público a se capacitar e, com isso, aprimorar as funções no dia a dia para o atendimento à população. Vamos dar estrutura de trabalho aos funcionários e aproximá-los da Mesa Diretora, com os gabinetes abertos”, disse Gilmar, que reuniu os servidores para uma recepção no Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Ainda durante o encontro, Gilmar Rotta anunciou que manterá os profissionais na direção dos sete departamentos: Mauro Rontani no Departamento de Administração; Luciano Júnior no Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial; Valéria Rodrigues no Departamento de Comunicação; Filipe Vieira no Departamento de Assuntos Jurídicos; Fábio Dionísio nos departamentos de Assuntos Legislativos e de Documentação e Transparência; e Felipe Marchiori no Departamento da TV Legislativa.

O presidente se recordou da evolução das atividades legislativas ao longo dos anos e, como exemplo, recordou o seu ingresso na Câmara, em 1987, como assessor parlamentar. “Sou do tempo em que redigíamos requerimentos na máquina de escrever e com o auxílio do papel carbono”, disse Gilmar, em tom descontraído. “Sei da dedicação de cada um e do funcionamento de cada departamento nesta Casa. Seremos parceiros dos servidores e queremos que eles sejam nossos parceiros”, completou.

O planejamento do trabalho de valorização do quadro de pessoal estará aos cuidados do vice-presidente Pedro Kawai. Segundo Gilmar Rotta, a missão foi confiada porque Kawai ocupava a função de primeiro secretário da Mesa Diretora até o ano passado.

Na opinião de Kawai, a Câmara já demonstrou, nos últimos anos, a preocupação com o erário, fato reconhecido pelo atual chefe do Executivo em declarações à imprensa. “O próprio prefeito reconheceu que economia feita pela Câmara foi fundamental para a aplicação de recursos públicos na Saúde e para colaborar com o pagamento em dia dos funcionários públicos”, destacou.

Para ele, a economia do Legislativo é fruto da colaboração dos servidores e parlamentares. “Temos, aqui, vários regimes de contratação: comissionados, terceirizados e efetivos, além dos estagiários. São vários segmentos e maneiras de se fazer uma gestão, mas todos devem ser tratados da mesma maneira, com seus deveres e direitos assegurados. O trabalho de valorização e humanização do corpo interno será a marca registrada desta Casa de Leis.”

Quem também se disse conhecedor da rotina do funcionalismo público foi o primeiro-secretário Rerlison Rezende (PSDB). “Sou funcionário público estatutário desde 1996 e sei de todos os anseios da categoria. A valorização dos servidores irá fazer a Câmara crescer cada vez mais”, disse.

Para o vereador Wagnão, a atual mesa é marcada pelo otimismo e união. Ele reforçou o perfil democrático dos quatro parlamentares da Mesa Diretora e o pensamento único de que a valorização interna refletirá em melhor atendimento ao público piracicabano. “Estamos aqui para trabalhar, de maneira árdua e intensa. A semente que plantarmos agora, iremos colher daqui dois anos”, declarou o segundo-secretário.

O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), acompanhou a recepção aos servidores.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!