19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Narrativa épica é destaque na dramaturgia do Via Crucis

Compartilhe essa notícia!

Evangelho de São João será o fio condutor da 18ª edição da montagem

 

A concepção épica, com a participação de um narrador, é a principal novidade na dramaturgia da 18ª edição do espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste, neste ano assinada pelo coordenador do projeto, Almir Pugina, com a colaboração do ator Rafael Carmmo, que interpretará Satanás.

 

De acordo com Pugina, o texto seguirá exclusivamente o evangelho segundo João, o único comprovadamente escrito por um dos discípulos de Jesus. O personagem de João participará da peça e será vivido por dois atores, que o representarão em momentos diferentes: em sua trajetória ao lado de Jesus e anos depois, quando teria escrito as passagens bíblicas – este último sendo o próprio narrador da peça e vivido por Pugina.

 

“Em seu evangelho, João destaca os sinais que Jesus apresentou em seus três anos de ministério, através dos quais seus seguidores constataram que ele era o filho de Deus. Por ter sido contemporâneo de Jesus, a história nos diz que João teve a incumbência de seu mestre para escrever o evangelho e retratou aquilo que testemunhou”, comenta.

 

Apesar disso, a licença poética continua a fazer parte da encenação. “Tivemos a liberdade de inserir algumas passagens que não são citadas em João, como a Santa Ceia, a tentação no deserto e as cenas do palácio de Herodes, porque elas já são esperadas pela plateia da Paixão de Cristo”, ressalta Pugina.

 

Para Rafael Carmmo, que participa há sete anos da montagem, a experiência de conciliar a dramaturgia com a composição de um personagem de grande destaque na peça tem sido bem interessante. “Assisti muitos filmes e li todo o evangelho de João, então, pude contribuir com várias passagens. Uma novidade é que inseri a participação de João Batista na cena do aniversário do Rei Herodes, quando ele é morto a pedido de Salomé”, antecipa.

 

Outra novidade para esta edição é a ressurreição de Jesus, que será abordada sob outra ótica. “O que podemos adiantar é que enfatizaremos o fato de Jesus ter permanecido entre os discípulos nos dias seguintes à sua ressurreição”, fala Pugina.

 

O espetáculo é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio da Rede de Supermercados Pague Menos e produção cultural da 3Marias. O Projeto Via Crucis tem sido realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC/ICMS – Programação de Ação Cultural.

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!