24horas RMC 

Na guerra contra o Aedes aegypti, São Manoel recebe bloqueio químico

Os agentes de saúde da Prefeitura de Nova Odessa seguem firmes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nesta quarta-feira (27) foi realizado um bloqueio químico de nebulização (aplicação de inseticida) no Jardim São Manoel. Com supervisão da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo do Estado de São Paulo, a operação foi necessária devido a confirmação de um caso positivo de dengue no bairro. Também foram feitos trabalhos de busca ativa de criadouros das larvas do mosquito e sintomáticos (pessoas com prováveis sintomas).

 

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Adriana Welsch Ferraz, o município registrou 19 casos de dengue este ano e o número preocupa a equipe de combate. “Estamos fazendo todas as ações possíveis de forma a erradicar a transmissão e atuando da melhor maneira possível. Seja com a nebulização, busca ativa, arrastão ou casa-a-casa, o trabalho não para”, afirma.

 

A responsável pelo setor de Zoonoses, veterinária Paula Faciulli, endossa mais uma vez a importância da parceria com os moradores para melhor resultado do trabalho. “Nós estamos todos os dias nas ruas, mas precisamos que a população nos ajude do portão para dentro. “É importante que a população esteja sempre atenta e não deixe água parada em qualquer tipo de recipiente”. Ela pede, ainda, que os moradores denunciem locais com criadouros.

 

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, alerta a população que procure o atendimento médico nos postos de saúde ou no pronto socorro, caso apresente sintomas da doença. “É preciso conscientizar que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti podem matar. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar o atendimento médico”, avisa.

 

 

Confira os sintomas da dengue:

 

Dengue Clássica

 

– Febre alta com início súbito.

– Forte dor de cabeça.

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

– Perda do paladar e apetite.

– Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

– Náuseas e vômitos·

– Tonturas.

– Extremo cansaço.

– Moleza e dor no corpo.

– Muitas dores nos ossos e articulações.

 

Dengue hemorrágica

 

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

 

– Dores abdominais fortes e contínuas.

– Vômitos persistentes.

– Pele pálida, fria e úmida.

– Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

– Manchas vermelhas na pele.

– Sonolência, agitação e confusão mental.

– Sede excessiva e boca seca.

– Pulso rápido e fraco.

– Dificuldade respiratória.

– Perda de consciência.

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta