23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Municípios e MP se mobilizam por informações sobre barragem de represa

Compartilhe essa notícia!

Foto: Represa Salto Grande (Google MAPS)

 

Vereador José Longatto participou de evento para esclarecimentos da barragem de Americana; promotor aciona CPFL, Aneel, ANA, DAEE e Cetesb por informações.

 

 

 

A veiculação da reportagem no “Jornal da Band” deve motivar a realização de reunião conjunta entre dirigentes da CPFL Renováveis, técnicos da área e integrantes dos poderes Executivo e Legislativo de Americana, Piracicaba e Limeira. A necessidade de um esclarecimento oficial por parte da concessionária foi reforçada pelas pessoas presentes do evento desta quarta-feira. Uma das possibilidades avaliadas é a participação de representantes da empresa na reunião do próximo dia 6 do Condema de Americana.

Longatto defendeu a transparência das informações neste momento. “Vamos provocar para que os técnicos da CPFL estejam nessa reunião com as três cidades juntas e deem os esclarecimentos. Depois de ouvirmos aqui a fala dos técnicos, já ficamos mais tranquilos, mas queremos saber agora quais providências a CPFL estará tomando, como estão as comportas, que já têm mais de 70 anos, e se os vertedouros estão em ordem. A notícia tranquilizadora tem que partir da CPFL: precisamos sentar com eles, não basta que escrevam num papel; nós queremos olhar nos olhos deles e ouvi-los.”

Ao fim da apresentação feita pelo coordenador de projetos do Consórcio PCJ, o vereador contestou o teor da reportagem exibida na TV, que gerou reações assustadas principalmente nas redes sociais. “Em princípio, aquela notícia de que a represa estava prestes a se romper, a explodir e ‘varrer’ Limeira e Piracicaba do mapa não é verdadeira; é uma informação inverídica. O que precisa é fazer algumas manutenções e a CPFL, segundo informações, já está tomando as providências.”

Também presente no evento, João Marco Alves de Oliveira, engenheiro ambiental do DAE de Americana, falou sobre as ações adotadas pelas autoridades do município onde está localizada a represa de Salto Grande. “Depois da matéria veiculada na TV, houve uma certa repercussão e logicamente o pessoal ficou assustado, mas fomos atrás de informações dos órgãos oficiais para saber o que realmente estava acontecendo”, disse, citando o exemplo do plano de ação de emergência elaborado em conjunto pela Defesa Civil local e estadual, pela CPFL Renováveis e pelo Corpo de Bombeiros.

“Foram realizados monitoramentos, estudos dos possíveis impactos no caso de um rompimento. A CPFL tem monitoramento da barragem recente e, na reunião de terça-feira com o prefeito, apresentou vários documentos. Então, há, sim, um movimento por parte dos órgãos oficiais, que estão monitorando e ––diferentemente do que foi falado, de que as autoridades estariam relaxadas nessa questão–– que agora foi intensificado”, completou João Marco, que considera “não haver motivo para pânico”.

PROMOTOR ACIONA CPFL, ANEEL, ANA, DAEE E CETESB POR INFORMAÇÕES SOBRE BARRAGEM

Em conversa com o vereador José Aparecido Longatto (PSDB), o promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro listou as ações que vêm sendo tomadas pelo Ministério Público em Americana e Piracicaba. Após compilar diversos materiais e dados preliminares, no último dia 5 um inquérito civil foi instaurado pelo Gaema, baseado em Piracicaba, onde Carneiro também atua junto com a promotora Alexandra Facciolli Martins, e pela Promotoria de Americana, da qual ele é hoje o titular.

O inquérito dá prazo de 10 dias úteis para a CPFL Renováveis, a Cetesb, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica, do governo paulista), a Aneel e a ANA (Agência Nacional de Águas) fornecerem informações sobre a barragem da represa de Salto Grande.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!