Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Modelos de capacetes para ser usados em uma moto street

Escolher o capacete certo é uma decisão difícil. Conheça os modelos existentes no mercado para entender qual é o mais certo para você!

O capacete é o principal item para um motoqueiro poder transitar pela cidade em segurança. De fato, esse é o melhor amigo dos motoqueiros, por conta dos perigos que podem ocorrer sobre duas rodas.

Por ser um item indispensável, existem diversos modelos de capacete que vão desde os mais simples, até os mais sofisticados. Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esses modelos e quais são os mais parecidos com o das motos street.

Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Capacete aberto

Esse é um capacete ideal para o verão. Motoboys que ficam horas no trânsito, andando debaixo de um sol quente, um capacete como esse é uma boa opção. Porém, ele não oferece proteção completa, deixando a desejar principalmente na parte do rosto, nariz, boca e queixo.

Outro ponto importante dos capacetes abertos é que há modelos com viseira e outros sem a viseira. Quando o capacete não tem viseira, torna-se obrigatório o uso de óculos de proteção.

Capacete fechado

Esse é considerado o modelo mais seguro de capacete, pois protege de forma completa, tanto o queixo como a parte da calota craniana e face do usuário. Além disso, é um ótimo modelo para viagens, pois proporciona mais segurança em velocidades maiores.

Modelos um pouco mais avançados possuem um bom sistema de ventilação e exaustão, trazendo ainda mais conforto ao motoqueiro. Isso ajuda a não embaçar a viseira e diminui o calor da cabeça.

Capacete articulado

O capacete modular ou escamoteável oferece duas vantagens ao usuário em um só equipamento. A viseira articulada permite uma praticidade maior em momentos que o motoqueiro precisa falar, porém, mantém a segurança dos capacetes integrais.

Este modelo oferece uma boa proteção, como já mencionamos, mas ele é bem mais pesado, devido à articulação, e mais barulhento em comparação aos outros modelos.

Capacetes Cross ou Off-Road

Esse é um modelo de capacete bastante usado por pilotos de motocross, rally, enduro, freestyle ou por aqueles que amam as aventuras de uma trilha. Porém, isso não impede o usuário de optar por um modelo como esse em seu uso diário no trânsito das cidades.

Ele tem um design diferenciado, possui uma queixeira mais alongada para a proteção em quedas e previne a inalação de terra e areia dos terrenos. Nesse modelo de capacete, o uso de óculos de proteção é obrigatório.

Escolher o capacete ideal depende de vários fatores, o primeiro deles é a frequência de uso. Um capacete que é usado diariamente precisa ser confortável, mas que carregue toda a segurança que o piloto precisa.

Seja importado ou nacional, é importante investir em um capacete seguro, para garantir isso é preciso procurar por modelos que tenham a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Este selo é o que garante padrões mínimos de qualidade e segue as determinações da legislação brasileira. Isso é o que assegura que o motoqueiro esteja protegido utilizando um produto que será usado com frequência.

Outro ponto que precisa ser mencionado é o tamanho do capacete. A dica nessas situações é experimentar modelos de tamanhos diferentes e não comprar o primeiro que encontrar. Considerando a forma que ele é usado, o piloto precisa de um certo conforto e um capacete apertado pode prejudicá-lo de diversas maneiras.

Independente do modelo escolhido, pense que você está adquirindo o produto que será seu melhor amigo quando estiver em cima de duas rodas. É uma escolha que precisa de extrema atenção e cuidado, portanto, tenha cautela ao decidir.