24horas Auto Motor 

MINI no futuro: História de pioneirismo na condução eletrificada combinada ao “go kart feeling”

Fabricante britânica iniciou há mais de 10 anos os primeiros testes com modelos elétricos. Novo veículo totalmente elétrico será revelado globalmente ainda em 2019.

 

Ícone de esportividade e prazer ao volante, pioneira em novas tecnologias e há seis décadas conquistando uma legião de fãs com a sensação única do “go-kart feeling”, a MINI vem provando que é possível unir tais características à condução eletrificada e livre de emissões. Há mais de dez anos, em 2008, o MINI E foi o primeiro carro totalmente elétrico do BMW Group a ser usado em condições diárias de trânsito.  Na ocasião, mais de 600 unidades do modelo participaram de um extenso teste de rodagem, cujas descobertas ajudaram a desenvolver o BMW i3.

 

Em 2016, foi anunciado o primeiro modelo híbrido plug-in da fabricante britânica, ainda como conceito, marcando o início de uma nova da marca, elétrica e sustentável. Na época, surgia o desafio de convencer clientes e entusiastas sobre os benefícios e vantagens da motorização híbrida, mantendo as qualidades da propulsão à condução.

 

O conceito ganharia forma no MINI Cooper S E Countryman ALL4, revelado no mesmo ano e à venda desde 2017. O modelo trouxe tração integral e tecnologia eDrive BMW Group, formado pelo motor 3 cilindros, a gasolina, associado a um motor elétrico, com potência combinada de 165 kw/224 cv O sistema alcança autonomia de 40 quilômetros e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. O MINI Híbrido Plug-in já está à venda no Brasil desde o último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo onde foi apresentado.

 

Em 2017, a MINI apresentou o MINI Electric Concept, ou MINI E, nos salões do automóvel de Frankfurt e Los Angeles. O modelo será o primeiro totalmente elétrico da história da marca britânica, e teve origem derivada do projeto-piloto MINI E, já mencionado e iniciado em 2008. O veículo terá início da produção em série ainda neste ano.

 

Em 2018, a marca mostrou no Salão do Automóvel de Nova York o protótipo Mini Clássico Elétrico, que combina o visual clássico do carro compacto mais querido do mundo com a tecnologia sustentável. Ele foi visto como um simpático embaixador da consciência ambiental em termos de mobilidade urbana. No futuro, todos os produtos eletrificados da marca MINI serão agrupados sob o slogan “MINI Electric”.

 

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse:

www.mini.com.br

 

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Comentários

Notícias relacionadas