18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Membros do Comdema são apresentados a projeto agroflorestal em Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

O Conselho do Meio Ambiente realizou a 51ª reunião para discutir vários assuntos relativos

 

Reunidos na manhã desta quarta-feira (18) no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) discutiram diversos assuntos na 51ª reunião do órgão. Entre os temas expostos esteve o projeto-piloto de Restauração Agroflorestal, idealizado por uma ONG (Organização Não-Governamental) e realizado com ajuda da Secretaria de Meio Ambiente.

A reunião envolveu representantes Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Associação de Engenheiros e Arquitetos, Lions Clube, entidades do chamado ‘terceiro setor’ e da sociedade civil. O secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, e a presidente do Comdema, além de diretora municipal de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, representaram a prefeitura.

Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário do Comdema, João José Demarchi, pesquisador e ex-diretor-geral do IZ (Instituto de Zootecnia). Houve a apresentação do Plano de Gestão Ambiental e a documentação que será enviada ao Programa Município Verde-Azul, que certifica boas práticas ambientais em 10 diretivas estabelecidas pelo Governo do Estado.

Os membros presentes à reunião se manifestaram favoravelmente as ações realizadas pelo município. Fernanda Dagrela também participou recentemente de reunião da Câmara Técnica de Recursos Naturais, dos Comitês de Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Ela destacou a importância de a cidade ter representantes nessas reuniões, para integrar os municípios e conhecer projetos.

Uma das novidades apresentadas pelo Comdema foi a criação de um link, dentro do site da Prefeitura de Nova Odessa, para o conteúdo envolvendo o Conselho Municipal. É possível o público acessar as atas das reuniões, resoluções, datas e horários, além de relatórios das ações. “É uma forma de transparência com a sociedade, assim como um convite à participação popular”, destaca Dagrela.

Projeto – Matheus Grolla Martins, representante da ONG Young, foi um dos participantes na reunião do Comdema e fez a apresentação do projeto de Restauração Agroflorestal realizado na semana passada, com o plantio de 130 mudas de árvores, em uma área do bairro Residencial Fibra. A ideia foi que os membros do órgão conhecessem detalhes, para lutar que a ação se torne uma política pública.

A ONG já promoveu o plantio de mais de duas mil mudas de árvores na cidade. Martins é estudante de Gestão Ambiental na Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), em Piracicaba. O idealizador do projeto contou com auxílio da Prefeitura e moradores do bairro, que ajudarão a cuidar das árvores plantadas e posteriormente poderão produzir alimentos saudáveis no local.

“A recuperação florestal foi o primeiro passo, que incluirá ainda o plantio de alimentos, como mandioca, quiabo, feijão e banana. Tudo sem o uso de agrotóxicos, para consumo próprio da comunidade”, explica Martins. Outros moradores interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (19) 3466-0917.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!