RMC 

Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

Evento gratuito do Senac Americana realiza atividades de incentivo à escrita e leitura; outras 60 unidades da rede também promovem a iniciativa

 

Sob o tema Mulheres na Literaturaleitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

No Senac Americana, serão realizadas oito atividades, começando com a exposição Retratos Literários, que ocorre de 22 a 27 de abril, onde sereá feita a releitura fotográfica de grandes escritoras.

Outro destaque será a oficina Estampas Poéticas, realizada entre os dias 22/4 e 24/4, que fará uma atividade voltada à criação e ao desenvolvimento de estampas inspiradas em poesia. A ideia é que os participantes também desenvolvam a criatividade de maneira lúdica utilizando a poesia no processo.

No dia 23/4, ocorre o bate-papo Projeto Leia Mulheres – ‘O Quarto’ de Emma Donoghue. A inciativa consiste basicamente no incentivo de ler mais livros escritos por mulheres. No Brasil, o projeto existe desde 2015 e está presente em 25 estados. A roda de conversa irá discutir o livro  O Quarto, de Emma Donoghue, que inspirou o filme O Quarto de Jack.

Para Sueli Miwa, gerente do Senac Americana, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura e apoiar a produção das obras escritas por mulheres: “Com o tempo, as escritoras mulheres conquistaram com muito esforço, espaço dentro do meio literário, mas sua representação ainda é pequena. Por isso, o tema deste ano aborda a literatura feminina, já que é preciso valorizar as escritoras.”

 

 

 

Feira de Troca de Livros e Gibis

Além de todas as atividades, a 4ª Semana Senac de Leitura terá também a tradicional Feira de Troca de Livros. Ela ocorrerá no Senac Americana todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 13 horas.

Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

 

Serviço:

 

4ª Semana Senac de Leitura

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas

Data: de 22 a 27 de abril de 2019

Participação gratuita

 

Feira: Troca de Livros

Data: de 22 a 27 de abril de 2019

Horário: de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; aos sábados das 8h30 às 13 horas

 

Exposição: Retratos Literários

Data: de 22 a 27 de abril de 2019

Horário: de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; aos sábados das 8h30 às 13 horas

 

Palestra: Abertura Semana Senac de Leitura – mulheres na literatura

Data: 22 de abril de 2019

Horário: segunda-feira, das 15 às 17 horas

 

Oficina: Estampas Poéticas

Data: 22 a 24 de abril de 2019

Horário: segunda-feira, das 18 às 19 horas; terça-feira, das 12 às 13 horas; quarta-feira, das 12 horas às 13h30

 

Roda de conversa: Projeto Leia Mulheres – O Quarto de Emma Donoghue

Data: 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 19h30 às 21 horas

 

Bate-papo: Fatine – um livro, uma peça, um espetáculo

Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 14 horas às 15h30

 

Bate-papo: Encontro com a autora Natália Nogueira

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 10h30 às 12 horas

 

 

 

Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo – Americana/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/americana

Comentários

Notícias relacionadas