Desde 1991, ano de criação da Lei Rouanet, R$ 17,6 bilhões foram injetados no mercado cultural brasileiro por meio do investimento de instituições, empresas e pessoas físicas em 53.368 projetos em todo o País. Em média, foram 1.976 projetos por ano, o equivalente a 5,4 por dia. “Os números são expressivos e comprovam não só a relevância da Rouanet para a sociedade e a cultura brasileiras, como também para a economia”, destaca o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
Nos últimos 27 anos, 12.594 proponentes – como são chamadas as pessoas físicas e jurídicas que apresentam os projetos culturais – conseguiram captar recursos para realizar seus projetos culturais. O número é próximo ao de incentivadores – a denominação dada às pessoas físicas ou jurídicas que patrocinam os projetos e, em troca, recebem um abatimento de parte ou da totalidade do valor patrocinado do Imposto de Renda a pagar (para pessoas físicas, o limite da dedução é de 6% do IR a pagar e, para as jurídicas, de 4%). Ao todo, 12.071 empresas e contribuintes patrocinaram algum projeto via renúncia fiscal desde a criação da lei.
Número de projetos que captaram recursos (1992 a 2018)
53.368
Total captado até 2018
R$ 17.618.543.871,60
Média de captação por projeto (valor total captado / número de projetos)
R$ 330.133,11
Proponentes pessoas físicas que captaram recursos para seus projetos (1992 a 2018) – sendo cada proponente contabilizado uma única vez
3.968
Proponentes pessoas jurídicas que captaram recursos para seus projetos (1992 a 2018) – sendo cada proponente contabilizado uma única vez
8.626
Número total de proponentes (pessoas físicas + jurídicas) que conseguiram captar recursos para seus projetos (1992 a 2018) – sendo cada proponente contabilizado uma única vez
12.594
Média de projetos (com captação) por proponente (que conseguiram captação)
4,24
Número total de incentivadores (pessoas físicas e jurídicas) (1992 a 2018) – sendo cada incentivador contabilizado uma única vez
12.071
Número total de incentivos (1992 a 2018)
239.479
Considerando o valor total captado pelo número de incentivadores
R$ 1.459.576,10
Fonte: Salicnet e Salic/Comparar
“Temos trabalhado para mostrar ao Brasil a importância da economia da cultura para o País. E vamos poder comprovar o impacto da Rouanet na indústria criativa por meio de um estudo de impacto econômico que encomendamos à Fundação Getúlio Vargas e que será divulgado no próximo dia 14”, informa o ministro Sérgio Sá Leitão.
A indústria criativa, que envolve setores como audiovisual, animação e jogos eletrônicos, artes cênicas, artes visuais, moda, design, arquitetura, gastronomia, música e editorial, entre outros, é responsável por 2,64% do PIB nacional, tendo movimentado R$ 155,6 bilhões em 2016, segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O setor é composto por quase 240 mil empresas, que geram um milhão de empregos diretos e pagam mais de R$ 10,5 bilhões em impostos por ano.
Outros estudos feitos pela FGV para medir o impacto de eventos culturais na economia demonstram o potencial de alavancagem da cultura. A 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, por exemplo, gerou retorno econômico da ordem de R$ 47 milhões, além de R$ 4,7 milhões em impostos. Tudo isso a partir de R$ 3,5 milhões investidos na organização do evento. Estima-se que a festa tenha faturado R$ 17 milhões e gerado 1.349 empregos, sendo 673 diretos e 676 indiretos. Do total de impostos gerados, R$ 1,6 milhão destinam-se ao município, R$ 570 mil ao estado e R$ 2,5 milhões à União.
Dos eventos culturais estudados pela FGV, os que geraram maior impacto econômico foram o Carnaval do Rio de janeiro (R$ 3 bilhões), o Réveillon do Rio (R$ 1,940 bilhão) e o Carnaval de Angra dos Reis (R$ 234,8 milhões).
#LeiRouanetGeraFuturo
Esta matéria faz parte da campanha #LeiRouanetGeraFuturo, lançada no portal e nas redes sociais do Ministério da Cultura para elevar o conhecimento da população sobre este importante mecanismo de fomento. Diariamente, conteúdos e depoimentos sobre o funcionamento e a importância da Lei estão sendo disponibilizados, e culminarão com a divulgação de pesquisa inédita sobre o impacto econômico da Lei Rouanet sobre a economia do Brasil. A pesquisa será divulgada no dia 14 de dezembro, durante o Fórum Exame de Economia Criativa, realizado pela Revista Exame, no Instituto Tommie Ohtake, em São Paulo, e reproduzida nos canais do MinC.
Os fóruns da revista Exame ocorrem anualmente e reúnem os principais líderes e empresários do País, para discutir questões importantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Brasil. O objetivo é promover a troca de ideias e de experiências que contribuem para a tomada de decisão.
Ministério da Cultura
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!
Cookie Consent
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies.
Este site usa cookies
Os sites armazenam cookies para melhorar a funcionalidade e personalizar sua experiência. Você pode gerenciar suas preferências, mas bloquear alguns cookies pode afetar o desempenho e os serviços do site.
Essential cookies enable basic functions and are necessary for the proper function of the website.
Name
Description
Duration
Cookie Preferences
This cookie is used to store the user's cookie consent preferences.
30 days
Cookie Preferences
This cookie is used to store the user's cookie consent preferences.
30 days
Google Tag Manager simplifies the management of marketing tags on your website without code changes.
Name
Description
Duration
cookiePreferences
Registers cookie preferences of a user
2 years
td
Registers statistical data on users' behaviour on the website. Used for internal analytics by the website operator.
session
Statistics cookies collect information anonymously. This information helps us understand how visitors use our website.
Google Analytics is a powerful tool that tracks and analyzes website traffic for informed marketing decisions.
Contains information about the traffic source or campaign that directed user to the website. The cookie is set when the GA.js javascript is loaded and updated when data is sent to the Google Anaytics server
6 months after last activity
__utmv
Contains custom information set by the web developer via the _setCustomVar method in Google Analytics. This cookie is updated every time new data is sent to the Google Analytics server.
2 years after last activity
__utmx
Used to determine whether a user is included in an A / B or Multivariate test.
18 months
_ga
ID used to identify users
2 years
_gali
Used by Google Analytics to determine which links on a page are being clicked
30 seconds
_ga_
ID used to identify users
2 years
_gid
ID used to identify users for 24 hours after last activity
24 hours
_gat
Used to monitor number of Google Analytics server requests when using Google Tag Manager
1 minute
_gac_
Contains information related to marketing campaigns of the user. These are shared with Google AdWords / Google Ads when the Google Ads and Google Analytics accounts are linked together.
90 days
__utma
ID used to identify users and sessions
2 years after last activity
__utmt
Used to monitor number of Google Analytics server requests
10 minutes
__utmb
Used to distinguish new sessions and visits. This cookie is set when the GA.js javascript library is loaded and there is no existing __utmb cookie. The cookie is updated every time data is sent to the Google Analytics server.
30 minutes after last activity
__utmc
Used only with old Urchin versions of Google Analytics and not with GA.js. Was used to distinguish between new sessions and visits at the end of a session.
End of session (browser)
You can find more information in our {chttps://sb24horas.com.br/politica-de-cookies/} and {https://sb24horas.com.br/politica-de-privacidade/}.