28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Justiça Eleitoral paulista começa treinamento de quase 400 mil mesários para a eleição

Compartilhe essa notícia!

As Zonas Eleitorais já se mobilizam em São Paulo para treinar os 388.596 mesários que vão atuar nas eleições deste ano: 106.568 na capital e 282.028 no interior. A ideia é capacitá-los para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições.

Os mesários da  326ª Zona Eleitoral – Ermelino Matarazzo -, além de receberem as orientações de praxe, vão poder assistir  a três grupos de dança ligados à Instituição onde será realizado o treinamento, um Céu – Centro Educacional Unificado -, da Prefeitura. O objetivo da atividade é  reforçar a importância do trabalho em equipe, uma vez que são quatro mesários na seção de votação atuando juntos em todo o Estado. Para encerrar, será apresentado o clipe oficial da canção “Se liga ae”, de Sérgio Mendes, Rogério Flausino e Baby do Brasil.  O treinamento ocorrerá nos dias 10, 17 e  18 de setembro, a partir das 10 horas, na Quinta do Sol, na Av. Luiz Imparato, 564 – Vila Cisper.

Outra zona eleitoral da capital, a do Tucuruvi (256ª ZE) , já está preparada para treinar seus 1506 mesários, com turmas de 400 alunos. Ao chegar ao local, o mesário encontra seu manual com instruções, a declaração de comparecimento (usada para pedir as folgas no trabalho) e a legislação do empregador. Serão palestras das 14 às 18 horas e a estratégia é permitir  ao mesário interagir com o cartório o máximo possível no esclarecimento das dúvidas.  As aulas serão dadas no auditório do Colégio Passionista da Cruz, na Av. Tucuruvi, 470.  O treinamento teve início nos dias 27 e 28 de agosto e estão previstas novas turmas nos dias 3, 4 e 7 de setembro.

No interior, a zona eleitoral de Botucatu (26ªZE), por exemplo, está debruçada sobre os preparativos do treinamento desde março, buscando recursos didáticos e elaborando material teórico. Este ano a ZE decidiu  dividir o as turmas: os mais experientes relembram as orientações em um dia e os novatos recebem outro tipo de abordagem em equipes diferentes. O treinamento tem início nesta sexta-feira (2) e segue por mais cinco dias, no próprio local do cartório eleitoral, na rua Monsenhor Ferrari, 466, centro de Botucatu.

No dia da eleição é o mesário quem liga a urna e emite a zerésima, que é o comprovante da ausência de votos na urna. Ele também identifica o nome do eleitor e autoriza o cidadão a votar, encerra a votação e retira a mídia com os resultados da urna, entre outras tarefas.

Auxílio-alimentação

A partir destas eleições, o mesário deverá retirar em qualquer agência dos Correios, após a eleição, o valor de R$ 25,00, que estará disponível para saque no período de 7 a 25 de outubro; em caso de segundo turno, o saque pode ser feito entre os dias 4 e 22 de novembro. A forma de pagamento foi alterada – antes o mesário recebia no dia da eleição – visa dar maior segurança aos chefes de cartório, que não precisarão mais transportar dinheiro em espécie.

 

 

TRE-SP

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!