25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

JJ Bellani atualiza “A história do União Agrícola Barbarense FC”, disponível no site do CEDOC da Fundação Romi

Compartilhe essa notícia!

Em tempos de Distanciamento Social, uma opção para ocupar a cabeça, enriquecer culturalmente e adquirir novos hábitos é a leitura. No site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi há uma área dedicada a publicações sobre Santa Bárbara d’Oeste. São Artigos, Trabalhos Acadêmicos e Livros em formato digital para download gratuito. A reprodução pode ser feita em qualquer suporte, sem necessidade de autorização específica, desde que sejam mencionados os créditos. É proibida a utilização do todo ou de parte do conteúdo desses documentos para fins comerciais.

O jornalista e historiador esportivo JJ. Bellani atualizou seu livro eletrônico “A história do União Agrícola Barbarense FC”, que está hospedado no site do CEDOC da Fundação Romi. O livro do Leão da 13 conta seus feitos até 2020. “Terminei a atualização em janeiro de 2020. No livro conta até a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, que o estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães foi sede do Capivariano, mas o União Barbarense não jogou”, explica JJ Bellani.  “Até 2019 tem todas as informações sobre o União Agrícola Barbarense. Todos os jogos do profissionalismo, de 1964 pra cá. Alguns resultados, de amistosos, não conseguimos achar. Mas jogos oficiais, estão todos no livro”, conclui.

Com a atualização, disponível no site do CEDOC da Fundação Romi, o material recebeu um novo formato e foi dividido em sete partes. “O livro do União Barbarense está lindo, principalmente para aqueles que gostam de lembrar dos grandes times que o União já teve. Ele vem desde a fundação do União Barbarense, em 22 de novembro de 1914, até final de 2019, mas dividido em partes. A primeira parte focaliza o União Barbarense nos tempos do amadorismo. A segunda parte é no profissionalismo até o final do século. A parte três é o União no novo século, de 2001 pra cá até a chegada do centenário em 2014. A parte quatro focalizo a festa do centenário. A cinco traz o pós centenário. A parte 6 todos os resultados dos jogos na era do profissionalismo. A parte final, 7, fechando o livro com variedades, com muita coisa interessante”, pontua o jornalista e historiador esportivo.

JJ Bellani ainda agradece a parceria com a Fundação Romi, responsável pela hospedagem não só do livro “A história do União Agrícola Barbarense FC”, mas também dos títulos: “Santa Bárbara d’Oeste em um século de esportes” ; “Memória do Futebol Barbarense (até 1985)” ;” Livreto: Anos dourados do CAUSB (Clube Atlético Usina Santa Bárbara)”; “Fotolivro: César Cielo” ; “Livreto: O futebol de salão jogado em Santa Bárbara d’Oeste” e “Santa Bárbara 200 anos”. “Agradeço ao Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, o qual faço parceria. No site da Fundação Romi que sempre hospeda meus livros virtuais. Muito obrigado à equipe do CEDOC da Fundação Romi”, finaliza JJ Bellani.

O site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi pode ser acessado através do endereço http://fundacaoromi.org.br/fundacao/cedoc/. As áreas podem ser acessadas no MENU, que está no canto direito identificado por três riscos. Lá pode ser explorado todo material disponível no CEDOC.

 

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!