RMC 

Jardim Alvorada em Nova Odessa recebe bloqueio químico na guerra contra ‘mosquito da dengue’

Os agentes de saúde da Prefeitura de Nova Odessa seguem no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. No último sábado (13) o alvo da operação foi o Jardim Alvorada, bairro que registra quatro casos confirmados de dengue e, por este motivo, recebeu um bloqueio químico de nebulização (aplicação de inseticida).

Na ocasião, também foram feitos trabalhos de busca ativa de criadouros das larvas do mosquito e sintomáticos (pessoas com prováveis sintomas). Durante a ação, a equipe encontrou 10 focos de larvas, entre as 185 residências vistoriadas. “Além dos casos confirmados, não foram encontradas pessoas com suspeita. Uma pena que nós não conseguimos entrar em 45 casas previstas dentro do limite do bloqueio”, conta a responsável pelo setor de Zoonoses, veterinária Paula Faciulli

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Adriana Welsch Ferraz, o município registrou 46 casos de dengue este ano e o número preocupa a equipe de combate. “Nossa equipe trabalha praticamente todos os dias vistoriando casas, retirando entulhos, fazendo orientações e os casos continuam subindo. Pedimos ajuda à população para que mantenha seus quintais livre de criadouros e permita a entrada dos agentes para o trabalho de combate”, afirma.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, alerta a população que procure o atendimento médico nos postos de saúde ou no pronto socorro, caso apresente sintomas da doença. “É preciso conscientizar que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti podem matar. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar o atendimento médico o mais rápido possível”, avisa.

Confira os sintomas da dengue:

Dengue Clássica

 

– Febre alta com início súbito.

– Forte dor de cabeça.

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

– Perda do paladar e apetite.

– Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

– Náuseas e vômitos·

– Tonturas.

– Extremo cansaço.

– Moleza e dor no corpo.

– Muitas dores nos ossos e articulações.

 

Dengue hemorrágica

 

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

 

– Dores abdominais fortes e contínuas.

– Vômitos persistentes.

– Pele pálida, fria e úmida.

– Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

– Manchas vermelhas na pele.

– Sonolência, agitação e confusão mental.

– Sede excessiva e boca seca.

– Pulso rápido e fraco.

– Dificuldade respiratória.

– Perda de consciência.

Comentários

Notícias relacionadas