Inscrições para o Via Crucis 2016 começam nesta sexta-feira


Os interessados em participar da 19ª edição do espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste podem realizar as inscrições a partir desta sexta-feira (13). Neste ano, elas são voltadas exclusivamente às pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade e poderão ser feitas por meio do site (www.viacrucis.com.br) ou pessoalmente no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, Centro Cultural “Profº Léo Sallum”, Biblioteca Municipal, Prefeitura Municipal, Centro Cultural “Edgard Tricânico D’Elboux” e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), do bairro Planalto do Sol II. O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, Projeto Via Crucis e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste com apoio da EPTV e produção cultural 3marias.

 

Em 2016, a encenação acontecerá em cinco noites consecutivas, de 23 a 27 de março, às 20 horas, no CSU (Centro Social Urbano), com entrada franca. Assim como no ano anterior, haverá ainda uma pré-estreia na véspera do início das apresentações (22 de março), voltada à imprensa, autoridades e convidados.

 

Com o objetivo de atrair mais participantes, a equipe de produção do espetáculo irá às escolas municipais em novembro e às ruas da região Central da cidade no mês de dezembro, quando o comércio funciona no período noturno, para apresentar mais detalhes sobre a peça, tirar dúvidas e falar sobre as vantagens inerentes ao fazer teatral.

 

Além da oportunidade de participação como atores, o espetáculo abre espaço àqueles que desejam atuar em outros segmentos artísticos, tais como músicos, cantores, dançarinos, artistas plásticos, artesãos, maquiadores, cabeleireiros e aos que têm interesse em trabalhar na produção e no backstage das apresentações.

 

Em sua 19ª edição, o espetáculo está sob a coordenação da produtora e assistente de direção, Lays Ramires, e do publicitário, Evandro Felix, e será realizado por meio da Lei Rouanet (lei Federal que permite às empresas tributadas com base no Lucro Real, deduzir até 4% do IR em projetos aprovados pelo Ministério da Cultural). Lays destaca que o espetáculo é ecumênico e não tem o objetivo de evangelizar.

 

“Embora o projeto leve a público a encenação da Paixão de Cristo, os organizadores não têm vínculo com nenhum tipo de instituição religiosa e o projeto caracteriza-se como Patrimônio Cultural Imaterial, cuja temática contribui para uma melhor assimilação de ideias de cidadania, civilidade, respeito e amor ao próximo, essenciais para o convívio social”, aponta.

 

As oficinas começam no dia 6 de janeiro de 2016, às 19 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra” e seguem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 21h30 e aos domingos, das 9 às 13 horas.

 

O ESPETÁCULO

 

Encenado desde 1998, em Santa Bárbara d’Oeste, o espetáculo Via Crucis já levou mais de 220 mil pessoas à sede do Centro Social Urbano, em suas mais de 70 apresentações. Para a edição de 2016, a equipe de produção tem a expectativa de superar a marca dos 27 mil espectadores, recorde registrado em 2015, que marcou a maioridade da encenação. A infraestrutura para comportar o público da Paixão de Cristo é detalhadamente planejada e dispõe de arquibancada, praça de alimentação, estacionamento privativo, saídas de emergência, ambulatório móvel, brigada de incêndio, sanitários e policiamento.

 

São mais de 100 atores voluntários, que se preparam para dar vida aos personagens do espetáculo ao longo de três meses, através de oficinas e ensaios, que envolvem trato vocal, leitura dramática e expressão corporal. “A cada edição, buscamos nos superar em qualidade de encenação, técnica, conforto e número de espectadores. Hoje o espetáculo Via Crucis é uma grande produção, que atrai moradores de toda a região e até de outros estados. Nosso objetivo é crescer e consolidar o município como uma das principais rotas brasileiras da encenação da Paixão de Cristo”, destaca Felix.

 

Foto: Dennis Moraes

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas