28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Inscrições abertas para o Projeto Ninho Musical 2020

Compartilhe essa notícia!

Em 2020 o Projeto Ninho Musical completa dez anos e abre inscrições para interessados em participar, a partir de 14 de janeiro

Mais um ano começa, e a Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para os interessados em participar do Projeto Ninho Musical, a partir desta terça-feira, dia 14 de janeiro. A proposta, que chega ao seu décimo ano em 2020 e é gratuita, acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30, com retorno agendado para o dia 04 de fevereiro. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3×4 atualizada.

O Projeto Ninho Musical acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. Durante este período já oportunizou a formação musical de orquestra a milhares de pessoas, com idade a partir de 12 anos. Para participar não é preciso ter vivência em música. Basta ter vontade em aprender. A oficina abrange teoria musical, leitura e interpretação de partituras, aulas práticas de instrumentos musicais, cuidado e afinação e compreensão de regência. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, emprega metodologias ativas e aprendizagem por desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Para a Fundação Romi, mantenedora do espaço plural e multicultural e proponente do projeto, a continuidade do Ninho Musical, e chegar a marca de dez anos, vai de encontro com a missão da instituição. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Para isso, oferecemos atividades gratuitas que contribuem para a formação da população de Santa Bárbara d’Oeste e região, através de nossas áreas”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Manter um projeto contínuo, como o Ninho Musical, por dez anos, é gratificante. Mas, nada disso seria possível se não fossem os parceiros e apoiadores que tivemos durante esse tempo”, finaliza.

Em 2019, mais de 100 pessoas tiveram a oportunidade em iniciar na música através do projeto. Como resultado, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical realizou três exibições públicas e quatro ensaios abertos à população de Santa Bárbara d’Oeste e das cidades em torno, levando a música orquestral para mais de mil pessoas. Os espetáculos, em distintos pontos da cidade, públicos e gratuitos, oportunizaram o acesso à cultura de forma gratuita e com acessibilidade em LIBRAS. “Para este ano, realizaremos ações em comemoração aos dez anos do projeto. Será uma edição muito especial e emocionante”, garante o maestro Paulo Bellan.

Serviço- Gratuito, o Projeto Ninho Musical acontece às terças-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 7h30min às 10h30min. Rematrículas e novas inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 14 de janeiro. Documentos necessários para inscrição: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4 atualizada. O atendimento é de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser acessadas no site do projeto, através do link www.fundacaoromi.org.br/ninhomusical ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!