SB24Horas

Notícias na hora certa!

Início de ano é o momento para melhorar a qualidade de vida; saiba por onde começar

Divulgação istock

Confira dicas de como adotar novos comportamentos e se beneficiar de hábitos mais saudáveis neste início de ano

Com o começo de um novo ano, muitas pessoas costumam ficar motivadas a dar início a novos comportamentos para mudar seu estilo de vida, em busca de uma rotina mais saudável e produtiva. Isso ocorre porque o fim do ano marca o fechamento de um ciclo; assim, inspira que algumas atitudes sejam deixadas para trás, em busca do aprimoramento pessoal e aumento do bem-estar. Alguns novos hábitos podem incluir desde se dedicar para melhorar o desempenho no trabalho até a prática de novos exercícios físicos. Dessa forma, confira algumas dicas de como se manter motivado neste período para promover as mudanças necessárias e conquistar os benefícios desejados.

 

As pessoas são capazes de adotar práticas e novos hábitos a qualquer momento quando possuem a motivação e o apoio necessários para isso. No entanto, o ano novo marca a transição para uma nova etapa, de modo que muitos se sentem mais motivados e inspirados para traçar objetivos e iniciar as mudanças necessárias para alcançá-los. Uma tradição bastante popular é a realização de promessas, que constituem um pontapé inicial para promover essas transformações.

 

Entretanto, é importante traçar objetivos realistas e saber que eles não serão alcançados da noite para o dia. Algumas mudanças podem demorar algum tempo, sendo ideal traçar metas graduais para avançar de pouco a pouco, pois estamos acostumados com rotinas e hábitos que são confortáveis. Certas mudanças bruscas podem se tornar muito difíceis e insustentáveis, provocando a desmotivação e, às vezes, até mesmo o abandono.

 

Antes de iniciar qualquer atitude, tenha em mente quais são os pontos que pretende melhorar e o porquê, nunca negligenciando a saúde. É possível também documentar cada uma das melhoras que forem observadas com o tempo, o que pode inspirar a continuação daquele comportamento em direção à meta.

 

Uma ideia muito interessante é a maior dedicação para melhorar o desempenho no trabalho. Algo que pode ajudar é organizar o tempo para que as tarefas prioritárias sejam feitas da forma correta e com a atenção necessária. Outra forma de aperfeiçoar a atividade profissional é iniciar cursos de áreas que podem auxiliá-lo no cotidiano da empresa, enriquecendo também o currículo e sua própria experiência.

 

É importante também organizar seu próprio tempo pessoal. Ter dias e horários dedicados ao lazer é imprescindível para se manter mais estimulado e feliz. Assistir a um filme, cozinhar uma comida que gosta ou encontrar mais vezes com os amigos são algumas pequenas atividades que podem transformar seu ano e mantê-lo realizado. Além disso, não se esqueça de ter boas noites de sono, já que dormir mal pode provocar várias complicações de saúde, como falta de atenção, estresse e ansiedade.

 

Outro hábito que pode ser adotado é a prática de exercícios físicos. É possível experimentar esportes diferentes, como musculação, natação, ciclismo, corrida, caminhada, entre vários outros, para poder concluir qual é o mais prazeroso. As atividades físicas são conhecidas por liberar endorfina, uma substância que gera satisfação e bem-estar, melhorando a qualidade de vida e o humor. Ter um amigo junto nessa nova atividade pode ajudar a manter ambos motivados e deixar a prática ainda mais divertida.

A alimentação pode ser uma importante aliada na prática de exercícios físicos. Para observar mais resultados no corpo, como a perda de peso ou também o ganho de massa muscular, é possível procurar a ajuda de um nutricionista. Esse profissional é capaz de recomendar alimentos ricos em nutrientes que o beneficiarão nessa nova fase, assim como suplementos alimentares como whey protein, creatina e albumina, para que os ganhos sejam potencializados