29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Governador Geraldo Alckmin participa de treinamento de massagem cardíaca com alunos da rede pública

Compartilhe essa notícia!

Iniciativa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) visa multiplicar conhecimento de jovens e adolescentes em relação à Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)

Mais de três mil alunos de 80 escolas da rede pública do Estado de São Paulo participaram neste sábado de um treinamento em massa de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), a popular massagem cardíaca. A iniciativa promovida pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) durante seu 38º Congresso visa popularizar entre crianças e jovens o procedimento, que ajuda a reduzir mortes por infarto.

Presente na abertura do evento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deu exemplo e participou do treinamento, que ensina aos participantes como proceder em caso de suspeita de parada e a realizar as compreensões toráxicas.

Em seu discurso de abertura, Alckmin lembrou que as doenças relacionadas a problemas cardíacos são a primeira causa de morte no Brasil, e apontou a importância de um pronto atendimento especializado em casos de infartos. “Quando uma pessoa chega enfartada ao Pronto Socorro, geralmente quem atende não é o cardiologista. E esse primeiro atendimento é extremamente importante para salvar a vida das pessoas”, contextualizou o governador.

“A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo tem feito um belíssimo trabalho, junto com a Secretaria de Saúde, para resolver esse problema, oferecendo cursos, pela web, para aprimorar o atendimento do pessoal da emergência”, completou Alckmin.

Após seu pronunciamento, o governador desceu do palco para participar do treinamento de massagem cardíaca junto com os alunos.

Criado com materiais recicláveis como uma garrafa pet, uma camiseta usada e pedaços de isopor, o manequim utilizado no treinamento em massa para os alunos da rede pública, conhecido como “Guizinho”, ajuda a simular os procedimentos que devem ser adotados em casos reais.

O foco da ação são as crianças e jovens, que são potenciais multiplicadores deste tipo de informação. “Nós trouxemos os alunos das escolas de São Paulo aqui hoje não só para que elas aprendam, mas para que também posam ensinar a salvar vidas”, disse Ibraim Masciarelli Pinto, presidente da Socesp, em seu discurso durante a cerimônia. “Tudo o que vocês aprenderem a fazer nesses bonecos, queremos que ensinem à família, aos amigos, para que vocês possam ajudar o maior número de pessoas possível.”

Este é a terceira vez que a Socesp realiza o treinamento em massa durante seu Congresso. Para tornar a atividade mais lúdica, de fácil acesso e compreensão da população, a entidade criou este ano uma música que dá o ritmo para a realização da massagem.

De autoria do cardiologista Agnaldo Píspico, diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, a canção em ritmo de RAP mostra passo a passo como se deve agir para salvar a vida de uma pessoa que esteja sofrendo uma parada cardíaca. “A música e seu ritmo ensinam o ouvinte a reconhecer uma parada cardíaca, iniciar as compressões, ligar para o número de emergência e aguardar a ajuda adequada”, explica o cardiologista.

SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!