A gestão de projetos corresponde a um conjunto de atividades que acontecem apenas uma vez, com um ponto de partida e um ponto de chegada. Definidos no tempo, os projetos variam em tamanho e objetivo.
Gestão de projetos é a tarefa de fazer com que as atividades sejam realizadas no prazo, dentro do orçamento e de acordo com as especificações. A administração de projetos é flexível e permite às empresas responderem depressa em ambientes dinâmicos.
O projeto é normalmente temporário, apenas existindo pelo tempo suficiente para execução das metas. As características essenciais do processo de planejamento de projetos podem ser resumidas nas seguintes:
- Definição dos objetivos do projeto.
- Identificação das atividades e recursos necessários para realizá-las.
- Estabelecimento das relações sequenciais para as atividades.
- Cálculo das estimativas de tempo para as atividades.
- Determinação do prazo de conclusão do projeto.
- Comparação dos objetivos programados do projeto.
- Determinação dos recursos necessários ao cumprimento dos objetivos.
Os gerentes de nível médio estão sendo substituídos por gerentes de projetos. Há muitos anos presente no ramo da construção e do entretenimento, a administração de projetos se expandiu para praticamente todo tipo de atividade.
A natureza temporária dos projetos faz com que sua administração seja diferente da supervisão de uma linha de produção. Os gerentes de projetos são “pistoleiros contratados” com apenas um trabalho a fazer.
Dessa forma, é um verdadeiro desafio gerenciar pessoas que ainda estão vinculadas, num sentido hierárquico, a seus departamentos.
Robson Paniago é professor da IBE-FGV e administrador tecnológico e social.