29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Gerando Vidas: Dificuldades na segunda gestação

Compartilhe essa notícia!

“PELO MENOS VOCÊ JÁ TEM O PRIMEIRO” – Palavras que NÃO confortam os que lutam pelo segundo filho.

Os sentimentos dos casais que enfrentam dificuldade em conseguir o segundo filho são delicados e geralmente pouco compreendidos pela sociedade, profissionais e até mesmo pelo próprio casal.

As palavras mais comuns que costumam ouvir quando vão desabafar a frustração de não conseguirem a segunda gestação:

“Tudo bem, pelo menos vocês já tem um filho”

Estas palavras ferem um complexo “vazio emocional” que o primogênito não é capaz de preencher. Há uma estranha sensação de egoísmo e injustiça por já viverem o amor incondicional da maternidade. Isso faz o casal se recolher e não ter o apoio real que precisam para lidar com esta situação.

“Não parece justo ter meu filho nos braços e ainda chorar a falta de um novo bebê”. Palavras comuns entre os próprios casais.

Desconheço uma mãe que ame mais um filho do que o outro. Por isso acredito que quando o coração já se abriu para o segundo filho, um “amor oculto” já floresceu. O desejo e os sonhos de uma família maior estarão lado a lado com o medo e ansiedade no momento em que o casal percebe que uma nova gravidez poderá não acontecer. Não estamos falando de justiça, e sim de sentimentos reais que existem e devem ser compreendidos.

Claro que a conquista do primeiro filho alivia muito os corações dos casais. O que falta apenas é a sensibilidade no acolhimento quando a falta do segundo filho ocorrer.

 

Dr. Davi Buttros – Médico Especialista em Reprodução Humana. Formado pela PUC-SP, residência e mestrado pela UNESP-BOTUCATU. Aprimoramento em Reprodução Assistida na Universidade de Harvard-EUA e no Fertility Center Hamburg – Alemanha.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!