Exposição sobre Imigração Norte-Americana recebe visitante dos Estados Unidos


A exposição “150 Anos da Chegada de um Pioneiro”, promovida pela Fraternidade Descendência Americana (FDA) e aberta ontem (3), na sede do Legislativo barbarense, foi visitada nesta quarta-feira (4) por Wayne Ridlehoover, morador de Greenwood, na Carolina do Sul. Ele veio dos Estados Unidos para conhecer a história dos confederados que migraram para a região de Santa Bárbara d’Oeste. A mostra também recebeu a visita da senhora Geralda Pizzani, moradora de Santa Bárbara d’Oeste há 60 anos. Amiga de Judith Macknight Jones, que lançou a primeira edição do livro “Soldado Descansa!” em 1967, dona Geralda veio ao Legislativo para prestigiar a história barbarense e em respeito à memória da amiga.

“Não me considero norte-americano, me considero um confederado”, afirmou Ridlehoover, feliz em observar publicações em inglês a respeito da migração dos norte-americanos para o Brasil. Ele também destacou o excelente trabalho feito pela historiadora Judith Macknight, autora do livro. “Ela narra, com riqueza de detalhes, a vinda dos confederados e sua adaptação ao Brasil”, explicou, ressaltando que mora a poucos quilômetros de onde viviam muitos dos pioneiros da imigração norte-americana no País. Antes de vir para Santa Bárbara d’Oeste, ele já havia visitado Foz do Iguaçu e Curitiba, entre outras cidades do Paraná e do Estado de São Paulo.

Acompanhada do filho Ruy Eduardo Pizzani, dona Geralda, 87 anos, foi recepcionada pelo presidente do Legislativo, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB). Idealizadora da primeira Noite da Vigília, promovida pela paróquia de Nossa Senhora Aparecida há 44 anos, ela também pretende lançar um livro em breve. Há cinco anos, iniciou uma extensa pesquisa, reunindo cópias de jornais, fotos, depoimentos, testemunhos e outros documentos sobre a história do padre redentorista Vítor Coelho de Almeida (1899/1987), conterrâneo dela, que é natural de Sacramento (MG). O padre, a quem são atribuídos alguns milagres, participou da primeira noite da vigília em Santa Bárbara.

Exposição
A mostra “150 Anos de um Pioneiro” conta sobre a história dos primeiros imigrantes, além de fotos e publicações de jornais sobre a Festa dos Confederados. Promovida pela FDA, a exposição faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração dos norte-americanos e foi aberta junto ao lançamento da segunda edição do livro “Soldado Descansa!”, esgotado desde 2011. Essa mostra ficará aberta ao público até o próximo dia 13, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Comentários

Notícias relacionadas