Evento do Dia Mundial do Diabetes realiza mais de 900 atendimentos


A Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste (ADSB) e a Prefeitura realizaram no último sábado (14) mais de 900 atendimentos em evento alusivo ao Dia Mundial do Diabetes. Com o tema “Alimentação saudável e diabetes, agir hoje para mudar o amanhã”, a ação ocorreu no Centro de Especialidades Médicas, no Centro. Também aconteceu o 1º Pedalando Saúde, onde os participantes saíram da Estação Cultural com destino ao local do evento.

 

Os ciclistas foram acompanhados pelo trenzinho da ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) com a presença da Corporação Musical Barbarense, percorrendo várias ruas da região central até a chegada ao Centro Médico, que contou com grande queima de fogos. No local, aproximadamente 250 pessoas passaram por exames de detecção, orientação, educação e prevenção das complicações da diabetes.

 

As atividades foram supervisionadas pelos profissionais responsáveis pelos cursos e equipes da Secretaria de Saúde e ADSB. “Gostaria de agradecer o apoio de todos que contribuíram para a realização deste evento, em especial ao secretário de saúde, Dreison Iatarola, e toda a equipe da Secretaria de Saúde pela parceria na organização e cessão do espaço. O saldo foi extremamente positivo, identificamos 17 pessoas com alguma alteração nos exames. Orientamos a procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para um diagnóstico mais preciso e início do tratamento se necessário”, destacou o coordenador da ADSB, Antônio Leite de Moraes.

 

Foram realizados cerca de 250 exames de glicemia com alunos do curso de biomedicina da Faculdade Anhanguera, 160 procedimentos de aferição de pressão arterial pelos alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica “Dr. José Dagnoni”, 160 cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea) seguidos por orientações nutricionais com alunos do curso de nutrição da FAM (Faculdade de Americana) e 40 atendimentos sobre pé diabético, com podólogas, entre outras ações educativas.

 

Foto: Eduardo Deffanti

Comentários

Notícias relacionadas