19 de abril de 2024

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ETECs apostam em tecnologia para evitar evasão escolar

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Além de integrar famílias à escola, aplicativo informa alunos sobre oportunidades de emprego

 

Um aplicativo tem mudado a vida de milhares de alunos das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) de Santa Bárbara d’Oeste e de Nova Odessa. Há cerca de seis meses, o ClassApp- uma ferramenta especializada em comunicação escolar-, vem transformando o diálogo e aproximando os colégios técnicos, dos estudantes e de seus familiares. A aposta é que essa aproximação possa ter impacto direto na redução da evasão escolar.
Com objetivo de trazer a praticidade da comunicação móvel para promover uma maior participação dos pais na vida acadêmica dos seus filhos e de permitir o compartilhamento de conteúdo entre alunos e professores, a ferramenta chegou às ETECs por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. O acordo, que hoje beneficia cerca de 10 mil alunos do Centro Paula Souza, surgiu depois que o ClassApp foi escolhida como uma das vencedores do Programa Pitch Gov- concurso promovido pelo Governo em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) que selecionou propostas inovadoras para resolver desafios da administração pública. Na ocasião, o Centro Paula Souza elencou a comunicação escolar como um dos seus desafios- dificuldade que vem sendo solucionada pelo aplicativo.

Além de possibilitar um maior engajamento dos estudantes e das famílias, a ferramenta também está sendo usada para divulgar oportunidades de emprego para os alunos que estão concluindo os estudos.

Adesão regional

A ferramenta começou a ser implantada em agosto de 2016 nas ETECs das cidades de Araras, Limeira, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Nova Odessa, Piracicaba, Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. O convênio ganhou destaque por se tratar de um dos primeiros projetos que contempla a esfera pública envolvendo startups.

Para a supervisora pedagógica regional Campinas Norte das ETECs (que inclui Santa Bárbara d’Oeste) , Maria Aparecida de Azevedo Martins, a implantação do ClassApp tem sido muito positiva. Ela aponta que um maior envolvimento entre pais, alunos e escola, resulta em sensíveis melhorias no desempenho escolar.

Maria Aparecida também aposta que o uso da ferramenta pode ter reflexo, inclusive, na diminuição das taxas de abandono escolar “Uma comunicação mais efetiva resulta em maior comprometimento de todos com as atividades escolares. Assim, acredito que as taxas de evasão poderão diminuir com o uso do ClassApp, uma vez que a participação de todos no processo educacional será mais bem acompanhada.”, afirmou.

Uso na ETEC “Dr. José Dagnoni”

Na ETEC “Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara d’Oeste, o aplicativo está na rotina cotidiana dos alunos, de forma prática, há cerca de quatro meses. A taxa de adesão ao uso app está em ritmo crescente e a expectativa é que ainda no primeiro trimestre de 2017, a ferramenta seja usada pelos mais de 900 estudantes matriculados na unidade.

Para alcançar essa meta, a ETEC vem promovendo reuniões constantes com alunos, pais e responsáveis para orientá-los sobre funcionamento e a importância que o aplicativo pode representar na melhoria da comunicação entre a comunidade escolar. Segundo a diretora da unidade, Mariléia Regina Riedo De Nadai, o uso do aplicativo trouxe mais agilidade para a escola. “A comunicação passou a ser feita com rapidez, diminuindo o uso de telefone e comunicados por papéis. Posso dizer que o ClassApp é um facilitador nas atividade cotidianas, pois resolve em tempo real muitas demandas”, disse.

ETEC Nova Odessa

 

A direção da ETEC “Nova Odessa” viu como positiva a implantação do aplicativo. Por se tratar de uma ferramenta simples, mais de 75% do total de alunos  da unidade que já aderiram ao app. De acordo com a coordenadora do projeto na unidade, Célia Aparecida Barufaldi, a linguagem e o formato moderno atraiu a atenção dos jovens. “Os coordenadores e professores também aceitaram a inovadora abordagem e, apesar da estranheza inicial de alguns pais, o suporte dado pela empresa e pela escola propuseram segurança de uso a todos envolvidos. O que foi muito positivo já que alguns não têm acesso ao e-mail, diferente do celular que está sempre presente”, disse Célia.

 

Sobre o ClassApp

Segundo Vahid Sherafat, CEO e Co-Fundador do aplicativo-, o ClassApp cria uma rede de comunicação privada, exclusiva e totalmente gerenciável para as escolas. O funcionamento é simples e intuitivo, similar ao “WhatsApp”, mas totalmente adaptado para atender as demandas de uma instituição de ensino. A ferramenta é multicanal e possuí um sistema inteligente, capaz de medir a visibilidade da comunicação (ou seja, saber quem leu cada mensagem).

Através do aplicativo, as escolas podem compartilhar, em tempo real, tanto comunicados gerais (como eventos e reuniões), como mensagens específicas de cada aluno ou turma e enviá-las diretamente aos pais, estudantes, professores ou equipe. Da mesma forma, as famílias também podem interagir com qualquer departamento da escola através da ferramenta. “Potencialmente, o aplicativo permite abolir o envio de bilhetes de papel, o que representa economia relevante de tempo e de recursos naturais”, explica.

Para garantir que a mensagem chegue ao destinatário, o sistema usado pelo app é capaz de identificar o recebimento e a leitura das mensagens de forma instantânea e tomar decisões automáticas, roteando os comunicados por email ou sms, caso o aluno ou a família que não tenha o aplicativo instalado. A ferramenta ainda permite o envio de fotos, documentos em PDF, enquetes interativas e relatórios detalhados para reportar detalhes da rotina escolar de cada aluno. Outra novidade trazida pelo ClassApp é adoção da assinatura digital (com amparo em Lei) para validar circulares ou autorizações.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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