28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estiagem se inicia e DAE pede economia

Compartilhe essa notícia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o período típico de estiagem começando neste mês e se estendendo até o mês de setembro, a tendência é uma redução na reserva hídrica dos mananciais. Por conta disso e pelas condições climáticas desfavoráveis que ocorreram no ano passado no Estado de São Paulo, com a falta de chuvas, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste pede para que a população continue com o uso racional da água.

 

As represas que abastecem o município, Areia Branca, São Luiz e Cillo (Pq. das Águas), passarão, em breve, a terem suas reservas utilizadas para o abastecimento público. A recuperação dos mananciais foi possível através do acompanhamento das equipes responsáveis, que não desperdiçaram as chuvas durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

 

Além disso, o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, acrescentou a importância das comportas instaladas na São Luiz diante dessa recuperação. “É imperativo afirmar que a instalação das comportas na Represa São Luís permitiu que ampliássemos em mais de um bilhão de litros de água nossos volumes destinados ao abastecimento público. Empenhado em buscar soluções, o prefeito Denis Andia acompanhou de perto todo esse processo”, comentou. As comportas instaladas em junho de 2014 permitiram a reserva de 1 bilhão de litros de água a mais, totalizando 8 bilhões de litros de água reservada, que também foram acumulados com a ajuda das obras emergenciais executadas.

 

Como enfrentamento da crise hídrica, o DAE segue com a finalização das obras emergenciais, que correspondem à captação de água de outros mananciais, como o Ribeirão dos Toledos, represas da Usina Santa Bárbara e Rio Piracicaba. A obra da captação do Córrego Araçariguama foi concluída em janeiro. A autarquia, por meio dos técnicos, irá reforçar o monitoramento nas represas a fim de garantir o abastecimento da cidade nesse período, ação que já faz parte do dia a dia dos responsáveis pelo setor.

 

Para um período mais “confortável”, ante o vivido no ano passado devido à crise hídrica, Piovezan destaca a importância das ações tomadas pelo departamento e da continuidade do consumo consciente entre a população. “Certamente, todas as decisões que tomamos nos auxiliaram a entrarmos no período de estiagem com uma condição de reservação satisfatória. Acho que o empenho de todos os funcionários da autarquia foi fator preponderante para finalizarmos a situação de emergência que vivemos. Trabalhamos arduamente para que Santa Bárbara não passe por um momento como o que vivemos em 2014”, e finalizou, “acho que foi um grande momento de reflexão para todos e que resultou na compreensão por parte da população sobre a finitude do recurso e apoiando as práticas sustentáveis, que somadas as ações da administração e da autarquia, renderão frutos de consciência e uso racional de água, além de tecnicamente ampliarmos nossa capacidade de expansão.”

 

*foto da represa São Luiz

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!