29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação realiza primeira Feira Artesanal Musicalizada

Compartilhe essa notícia!

Primeira edição traz ao público uma variedade de produtos artesanais ao som do maracatu barbarense e duas bandas campineiras.

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico e se manifestar de várias formas, tais como as que as que serão expostas na Estação Cultural, espaço da Fundação Romi, no próximo dia 28, neste sábado, a partir das 10 horas. A proposta da feira “Estação Artesanal” é incentivar o desenvolvimento desse segmento da cultura nacional e ampliar a produção e presença do artesanato nos mercados, sobretudo no local, apoiando e dinamizando economia criativa com esses artistas.

Plural e multicultural a proposta da Estação Cultural é reunir artesãos da cidade e região em uma grande feira, para que exponham seus trabalhos. E, a partir das 18h, aumentar a animação do evento com o show “Algo Espetacular”, com as apresentações das bandas Francisco El Hombre e Oito Mãos e a participação especial do grupo de maracatu Baque de Santa.

Nos expositores, o público poderá adquirir cerâmicas e serigrafia artesanal, bolsas, joias, bijuterias e acessórios em acrílico, couro, metal, madeira e pedrarias. Cosméticos a base de ervas, flores e frutas. Objetos decorativos, utensílios bambu e mobiliário em madeira de demolição, pallets e caixotes. Violões e violas caipiras construídas artesanalmente e, também, chocolates, bolos, doces e conservas.

Já a experimentação musical envolverá ritmos como Coco, Cumbia, Salsa, Samba, Sopros de Ciranda e o Maracatu. Segundo Leandro Públio, da banda Oito Mãos, a Estação Cultural da Fundação Romi se encaixa perfeitamente com o objetivo do evento. Pretendemos atingir o maior número possível de pessoas e levar a cultura para toda a população.

Enquanto a produção do show é uma realização da 3S Projetos, parceira da Fundação Romi em uma série de eventos, a primeira edição da Estação Artesanal é uma produção autônoma da Estação Cultural alinhada às novas metas da instituição. “Potencializar a economia criativa é um dos objetivos da Estação Cultural. Fomentar ações, como a Estação Artesanal, no sentido de permitir que os artesãos tenham, com essas ações, o crescimento do seu potencial criativo e sua sustentabilidade”, afirma o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

 

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!