fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Estação Hidrológica é instalada em Santa Bárbara


Equipamento de última geração vai monitorar o nível do Ribeirão dos Toledos

 

Santa Bárbara d´Oeste conta agora com uma estação hidrológica para monitorar o Ribeirão dos Toledos. O equipamento de última geração monitora automaticamente chuva, vento e o nível do rio. A estação funciona com sensor e registro de fotos e gravação de imagens, além da emissão de alerta caso ultrapasse o limite estabelecido pela Defesa Civil.  Até então o monitoramento era manual, com aferição do nível por régua e presença de agentes da Defesa Civil.

 

A estação, pleiteada pela Prefeitura desde 2013, foi fornecida pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), vinculado ao Instituto de Pesquisas Espaciais do Governo Federal, com investimento de R$ 80 mil.

A instalação do equipamento na ponte da Avenida de Cillo, que passa pelo Ribeirão dos Toledos, foi realizada pelas equipes da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Secretaria de Obras e Serviços e Cemaden.

 

De acordo com o secretário da Sesetran. Rômulo Gobbi, a estação hidrológica é uma conquista importante para o município. “É um instrumento tecnológico de prevenção contra enchentes, na medida  em que monitora os eventos meteorológicos e  hidrológicos, produzindo alertas antecipados sobre a possibilidade de ocorrências ambientais”, disse.

O monitoramento do Ribeirão dos Toledos realizado pela estação hidrológica está em fase de testes e estará funcionando em breve. Ele poderá ser acompanhado on line 24 horas por meio do site www.cemaden.gov.br, acessando mapa interativo, estação hidrológica e digitando a cidade. Já a emissão de alerta será encaminhada para a Defesa Civil que tomará as devidas providências.

 

Comentários

Dennis Moraes