Estação Cultural recebe mais uma edição da Roda de Capoeira


André Herculano dos Santos será homenageado na Roda de Capoeira, dia 26/07 às 10h, na Estação Cultural.

Analista de Tecnologia da Informação, pedagogo, blogueiro, poeta, palestrante e pai, André Herculano dos Santos – ou apenas André, como preferia ser chamado. Deficiente visual total desde os 5 anos idade, André começou cedo a pensar e colocar em discussão as questões que envolviam diretamente seu cotidiano: preconceito e acessibilidade. Poeta desde a infância e palestrante desde os 17 anos, sua vocação por aprender e ensinar o levou a escolher a pedagogia como profissão. Foi por meio dela que o então professor passou a trabalhar a educação com seus alunos usando interatividade, tecnologia e os jogos.

Depois de bons anos atuando como professor, sua paixão por educação e por tecnologia o levaram a cursar uma nova graduação, desta vez, Tecnologia da Informação. A TI expandiu seu horizonte de conhecimento, além de apresentar novas ferramentas de leitura e escrita desenvolvidas para deficientes visuais, o que lhe permitiu ainda mais autonomia. O então Analista de TI embargou em uma nova jornada profissional, contudo, sem nunca perder sua essência.

Alocado em São Paulo, capital, atuou com desenvolvimento de softwares em uma empresa de Tecnologia da Comunicação, André permitiu que conhecessem seu trabalho como autor, nos três livros de poesias publicados e nos posts de seu blog; não bastasse isso, também viajava por cidades do Brasil e do exterior, ministrando palestras sobre sua trajetória, assim como, propondo debates com as autoridades públicas para melhoria do acesso aos deficientes.

André faleceu aos 35 anos, em 12 de abril deste ano (2015) e será homenageado nesta edição da Roda de Capoeira promovida pelo Contramestre Motta Junior. A Roda de Capoeira é um encontro aberto ao público e conta com a participação dos alunos da Oficina de Capoeira da Estação Cultural e de convidados especiais.

Oficina de Capoeira

A Oficina de Capoeira é um projeto da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a Roda de Capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas Oficinas de Capoeira além de aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 10h30 às 12h30. Os interessados podem se inscrever na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, através do telefone 3455-4833.
ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções culturais de qualidade e gratuitas para todos os públicos ao longo ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram de suas oficinas, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555

 

 

 

 

Comentários

Notícias relacionadas