24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi realiza mais uma edição da Estação Artesanal

Compartilhe essa notícia!

Edição de outubro traz oficina cultural e roda de samba do bem com o projeto Samb’ajuda

 

No final de semana que antecipa antecede a comemoração do Dia das Crianças, a Estação Cultural da Fundação Romi realiza mais uma edição da Estação Artesanal, nos dias 05 e 06 de outubro, sábado das 12 às 18 horas e domingo das 08 às 12 horas. A proposta, que normalmente acontece no segundo final de semana de cada mês, será antecipada nesse mês de em outubro, e terá oficina cultural de “Pintura facial e corporal artística” e mais uma edição do projeto Samb’ajuda.

O evento é para toda família, e uma ótima opção para presentear as crianças com artesanato, e assim, incentivar para o movimento COMPRE DE QUEM FAZ. “Além da comemoração do Dia das Crianças, teremos na sequência o Dia do Professor. Ao ser presenteada com um presente artesanal a criança desperta para o consumo consciente, e com isso, em vez de querer ganhar ou comprar um presente industrializado, lembra da experiência de ter sido presenteada com um produto feito manualmente”, conta a assistente cultural da Estação Cultural Rosana Lopes.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, realizar a Estação Artesanal fomenta a economia criativa e valoriza o trabalho daquele que fez. “O lema COMPRE DE QUEM FAZ vem numa crescente, principalmente nas mídias sociais, e ajudam a estimular a aquisição de produtos artesanais. Promover a feira mostra como é importante o evento para os participantes mostrarem seus trabalhos, além de expandir os contatos e comercialização dos seus produtos”, afirma o superintendente.

Além dos artigos produzidos de forma manual e artesanalmente, que vão de crochê até delícias gourmet, durante o evento haverá atrações para a família. No domingo, dia 06, das 09 às 12 horas, a artista visual Elisabete Padoveze realizará oficina de pintura facial e corporal artística. Os interessados devem realizar inscrição prévia, na administração da Estação Cultural, onde serão informados sobre o material necessário para a oficina. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.

No mesmo dia, a partir das 10 horas, acontece mais uma edição do projeto Samb’ajuda, que esse mês beneficiará a instituição AMEV – Associação dos Moradores do eldorado e Vista Alegre. “Essa parceria, com os idealizadores do Samb’ajuda, iniciou em maio de 2018. Realizamos uma roda de samba do bem em maio e outra em dezembro de 2018. Em 2019 eles nos procuraram e demonstraram o interesse em ampliar. Conseguimos intercalar para os meses pares, de abril até dezembro”, explica Rosana.

Serviço – A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 05 e 06 de outubro. No sábado das 12 às 18 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. Serviço – A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 05 e 06 de outubro. No sábado das 12 às 18 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.

 

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!