SB24Horas

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi realiza Estação Artesanal no domingo (27)

Dia 27 de março tem mais uma feira de arte, cultura e gastronomia na Estação Cultural da Fundação Romi

 

No próximo domingo, dia 27 de março, tem a segunda edição de 2022 da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia na Estação Cultural da Fundação Romi, das 8 às 12 horas. O evento é para toda família, e uma ótima opção para aquisição de produtos artesanais, e assim, incentivar o movimento COMPRE DE QUEM FAZ. Além dos artigos produzidos de forma manual e artesanalmente, que vão de crochê até delícias gourmet, durante o evento haverá a participação do grupo Amigos do Passinho, a partir das 9 horas, com muito flashback.

Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um. Os artesãos dessa edição foram selecionados através do EDITAL EC 0001/2022 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2022, publicado pela Fundação Romi, em janeiro deste ano.

A Estação Artesanal está no calendário de atividades da Estação Cultural da Fundação Romi desde 2015. A primeira proposta foi realizar somente uma edição. Depois, duas edições durante o ano, sendo uma por semestre. Com o aumento de interessados em participar, e púbico para prestigiar, passou para realização trimestral. O sucesso foi tanto, que foi adaptada para edições mensais. Em 2021 notou-se a possibilidade em realizar duas edições por mês, aos domingos, formato que foi mantido em 2022. “A proposta da Estação Artesanal – feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia é incentivar o artesão e os trabalhadores manuais, movimentar a economia criativa em Santa Barbara d´Oeste através da Cultura, possibilitando a qualificação e ampliação da presença do artesanato no mercado regional, sobretudo o local”, explica a assistente cultural  da Estação Cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha.

São mais de 40 expositores e centenas de itens que passam por diversas áreas do artesanato: costura criativa, crochê, bijuterias, feltro, aplicação de pedraria, EVA, MDF, cartonagem, arte hippie, acessórios, mosaicos e mandalas; além das delícias gastronômicas como: donuts, doces e salgados.  “Promover a feira mostra como é importante o evento para os participantes mostrarem seus trabalhos, além de expandir os contatos e comercialização dos seus produtos”, complementa Natália.

 

Serviço – A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no dia 27 de março, domingo, das 8 horas ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sábado, das 8h às 17h e domingo, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.