28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi reabre sua administração e Memorial da Ferrovia

Compartilhe essa notícia!

Seguindo o plano de retomada do estado de São Paulo e do município de Santa Bárbara d’Oeste, a Estação Cultural da Fundação Romi retorna atendimento administrativo e visitas ao Memorial de Ferrovia a partir desta terça-feira, dia 10 de novembro. Nesta fase o espaço estará aberto de segunda a sexta, das 08 às 17 horas, e sábado, das 8 às 12 horas.

A abertura da administração, e visitas ao Memorial da Ferrovia, foram pensadas e planejadas respeitando as medidas de segurança e prevenção. O uso de máscara é obrigatório em toda área da Estação Cultural da Fundação Romi, assim como respeitar o distanciamento de 1,5 metros. Haverá álcool em gel no Memorial da Ferrovia, e um limite de pessoas no espaço ao mesmo tempo. “Elaboramos, desde início do distanciamento social, uma cartilha de prevenção à Convid-19. Ela é nossa norteadora para tomada de todas decisões, sempre seguindo os governos municipais, estaduais e federais”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

As atividades culturais da Estação Cultural da Fundação Romi seguirão de maneira on-line. “A princípio abriremos nosso Memorial da Ferrovia para visitação, respeitando nossos protocolos, e a administração para atendimento ao público, atividades internas e acompanhamento do espaço”, fala Vainer Penatti. “Num segundo momento, após os planos apresentados pelas autoridades, daremos seguimento para o retorno das atividades presenciais”, conclui.

No canal YouTube da Fundação Romi estão publicados vídeos de oficinas culturais, contações de histórias voltadas ao Folclore nacional e regional, e material convidando para conhecer o Memorial da Ferrovia, espaço que resgata e preserva a história da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste. “Enquanto não retornamos com nossas atividades presenciais, nosso público pode continuar nos prestigiando através das mídias sociais e canal do Youtube”, finaliza o superintendente.

Serviço – A Estação Cultural da Fundação Romi retorna atendimento administrativo e visitas ao Memorial de Ferrovia a partir desta terça-feira, dia 10 de novembro. Nesta fase o espaço estará aberto de segunda a sexta, das 08 às 17 horas, e sábado, das 8 às 12 horas.

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!